terça-feira, 15 de outubro de 2024

CAMPANHA MAIO AMARELO É LANÇADA AMANHÃ EM IMPERATRIZ

Publicado em 7 de maio de 2024, às 10:12
Fonte: Da Redação, com informações do Site do Detran-MA, Agência Brasil e site www.onsv.org.br
Imagem: Divulgação

Evento faz parte de estratégia nacional de melhorias da segurança do trânsito

Vai ser lançada, amanhã, em Imperatriz, no auditório da Uemasul, a partir das 8h30min,  a campanha anual do Movimento Maio Amarelo, uma iniciativa nacional que visa a levar mais conscientização sobre a necessidade de aumento da segurança no trânsito.

Durante todo o mês de maio, serão promovidas blitizen educativas nas ruas, panfletagem no centro da cidade, palestras nas empresas, indústrias e comércio, instituições públicas. Também serão realizadas palestras em escolas públicas municipais, estaduais, faculdades e universidades.  

O Movimento Maio Amarelo é promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), uma organização social  sem fins lucrativos “dedicada a desenvolver ações que contribuam efetivamente para a redução dos elevados índices de ocorrência no trânsito brasileiro”, como está registrado no site da entidade. No Brasil, ele é o responsável por coordenar a Campanha Maio Amarelo, que já existe desde 2014 e este ano tem como tema “Paz no trânsito começa por você”.

Para o observador certificado do Observatório Nacional de Segurança Viária e Conselheiro estadual de trânsito, José Ribamar Alves Soares, que também foi secretário de trânsito de Imperatriz de 2009 a 2016, a importância desta ação está na sua capacidade de conscientizar as pessoas: “Neste presente momento, esta campanha Maio Amarelo se faz mais importante ainda, considerando que houve um aumento significativo da mortalidade no trânsito, bem como de pessoas lesionadas. Portanto, esse programa ele serve, sobretudo, para chamar a atenção da sociedade para o problema que é estar no trânsito sem ter as devidas atenções, sem promover os devidos cuidados para com a sinalização, para com a segurança interna do veículo, para as medidas que são necessárias para se conduzir um veículo ou até mesmo para quando você, como pedestre, for atravessar uma via, os cuidados com as crianças. Então, quando você debate e discute um tema como esse, que é uma campanha de educação, de prevenção de acidentes, geralmente a sociedade começa a se preocupar um pouco mais, ela começa a ver os dados, ela começa a ver as estatísticas, ela começa a ver que isso também, que o acidente também pode acontecer com ela. Então, o nosso principal foco nesta campanha é envolver as pessoas, fazer com que as pessoas se sintam dentro do Maio Amarelo, fazer com que as pessoas sintam-se partes dessa campanha, abracem, de fato, esse tema e comecem a trabalhar em casa, trabalhar nas empresas, na indústria, nas instituições públicas, enfim, é tentar universalizar o tema paz no trânsito, para que a gente possa somente dessa forma também contribuir com a redução do número de acidentes”, informa.

As ações da campanha Maio Amarelo são encabeçadas, nos estados, pelos Detrans. Em âmbito federal, ela foi lançada no dia 02 de maio, numa ação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão do Ministério dos Transportes. No Maranhão, o lançamento será feito no dia 10 de maio. Deverão ser feitas palestras educativas e ações de fiscalização e conscientização nas vias, com o fim de impactar condutores e pedestres. Junto com o Detran-MA, deverão estar como parceiros como: SOS Vidas, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Lançamento de Alcântara, Secretaria de Estado da Saúde (SES), professores do IFMA, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Paço do Lumiar, Consórcio Conleste, Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN), Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), entre outras instituições.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo foi criado a partir de uma iniciativa das Organização das Nações Unidas (ONU), que, em 2011, instituiu a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, fazendo com que este mês se tornasse, no mundo inteiro, um período de balanço sobre as iniciativas neste campo. Para se ter uma ideia deste problema, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de lesão por acidentes no trânsito, anualmente. No Brasil, o Ministério da Saúde aponta que, em 2022, 34 mil pessoas morreram por conta de acidentes de trânsito, o que gerou, em termos de despesas, um montante de 350 milhões de reais.

A cor amarela foi a escolhida para as campanhas porque representa o sinal de advertência do semáforo.

Você pode assistir ao vídeo oficial da campanha aqui:

Você pode ler sobre a campanha na coluna do professor Cláudio Santos, do site Região Tocantina, neste link:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade