segunda-feira, 14 de outubro de 2024

365 dias e 6 horas de Paz no Trânsito

Publicado em 3 de maio de 2024, às 14:56
Fonte: Cláudio Santos – Advogado, educador e comunicador.
Imagem: FreePik Premium.

Neste mês de maio, estamos diante de uma ação/provocação necessária para a conscientização e prevenção de acidentes no trânsito. Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONVS) quer estimular a sociedade a ter comportamento de paz, andando, pedalando, pilotando, dirigindo ou no transporte público. Este é o convite do Movimento Maio Amarelo 2024.

Essa campanha educativa existe desde 2014 e é uma grande mobilização social em prol de um trânsito seguro. Tem como objetivo ações coordenadas entre o Poder Público e vários setores da sociedade civil. E, de acordo com o ONVS, a intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

O ONVS é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a desenvolver ações que possam contribuir de forma efetiva para a diminuição dos elevados números de acidentes no trânsito brasileiro. Com este objetivo, um grupo de profissionais multidisciplinares reuniu todo o seu conhecimento, experiência e motivação em um único projeto ambicioso e desafiador: mobilizar a sociedade para que o trânsito seja mais seguro.

Ao longo deste mês, há o alinhamento de ações educativas para a promoção da campanha. E, geralmente, os órgãos executivos de trânsito implantam o “Maio Amarelo”. Por exemplo, ontem, dia 02/05/24, a Secretaria Nacional adotou e lançou esse esforço coletivo. Na sequência, outros órgãos vão lançando, tais como os Detran dos estados, as prefeituras (por meio dos seus departamentos de trânsito ou secretarias municipais de trânsito), além de várias iniciativas privadas (com palestras para os seus colaboradores e decoração de cor amarela para mostrar que aderiram e participam diretamente desse processo). São ações que incluem, também, blitz educativas e atividades de sensibilização. É um programa aberto que visa envolver a todos, pois a sua socialização pode incentivar a adoção de boas práticas capazes de diminuir os índices de acidentes no trânsito.

No Maranhão, esse movimento está sendo encabeçado pelo Detran-MA, que irá lançá-lo no próximo dia 10/05/24, em São Luís. E, na cidade de Imperatriz/MA, a 1Ciretran fará seu lançamento no dia 08/05/24. Nos demais municípios, há autonomia para as escolhas das datas de acordo com seu planejamento. Evidenciando-se que, as programações têm como propósito maior preservar vidas.

Estatisticamente falando, no mundo, mais de um milhão e trezentas e cinquenta mil pessoas falecem, por ano, vítimas de acidentes de trânsito, cerca de três mil e quinhentas pessoas por dia. E aproximadamente cinquenta milhões de pessoas sofrem algum tipo de lesão no trânsito, por ano. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, 34 mil pessoas perderam a vida no país em razão de acidentes de trânsito, gerando um custo total de R$ 350 milhões para o setor.

Esses dados justificam uma campanha ampla: um debate profícuo nas universidades, nas escolas públicas e privadas, nas empresas, nas ruas, etc. Toda vida importa, e somos obrigados a trabalhar o tema não apenas durante este mês, mas também ao longo de todos os dias do ano, para alcançarmos um crescente número de pessoas, ininterruptamente. A segurança no trânsito exige de nós o comprometimento individual e coletivo para termos um ambiente viário mais pacífico, humanizado e harmonioso.

Em outras palavras, as ações para um trânsito mais seguro também devem ser coletivas: dialogando e buscando soluções, cobrando dos governantes, conscientizando e educando para uma cultura de paz. E isso exige a participação voluntária de todos para a construção de uma realidade aceitável: em que haja mudança comportamental e conscientização abrangente.

No trânsito (e fora dele) cada indivíduo tem a incumbência pessoal e social de: agir com respeito e gentileza, ser um exemplo positivo, manter a calma e a serenidade, conscientizar-se dos riscos, respeitar as regras, ter atenção e concentração, etc. A paz no trânsito é uma responsabilidade compartilhada por todos e contribuir para sua promoção é nosso dever. Junte-se ao movimento “Maio Amarelo” e salve vidas (inclusive a sua)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade