Na última quarta-feira (24), foi realizada, na aldeia Arymy, localizada na terra Indígena Bacurizinho, a 34 km da sede do município de Grajaú, a Mostra Brasileira de Foguetes. A iniciativa faz parte do projeto “Astronomia no Sertão”, realizado numa parceria entre a UFMA e o IFMA, ambos de Grajaú.
A ação teve a participação das professoras da UFMA, Daniely Gaspar e Neusani Félix, do IFMA, Genilson Martins, Gabriela de Sousa Carvalho, Maya Dayana Penha da Silva, Osias Mendes dos Santos e dos professores indígenas Danilo Guajajara e Raiane Guajajara, além da diretora da escola, Lucilene Guajajara.
PALESTRAS E OFICINAS – Para despertar o interesse dos alunos participantes, antes da exibição dos foguetes foi ministrada uma palestra introdutória sobre o que são os foguetes, sua importância e como a Mostra Brasileira de Foguetes pode ser usada para motivar e despertar o interesse dos alunos pela ciência.
Após a palestra, foram realizadas as oficinas de construção de foguetes nível 1 e 2 para crianças do 1° ao 6° ano e, na sequência, foi feito o lançamento desses foguetes. Os alunos do 7° ao 9°ano farão as oficinas e o lançamento no dia 17 de maio.
COMPETIÇÃO – De acordo com a professora Daniely Gaspar, da UFMA de Grajaú, o objetivo desta ação é classificar estudantes indígenas para competir na Jornada de Foguetes no Rio de janeiro, que ocorre no final deste ano.
O projeto Astronomia no Sertão tem como objetivo a popularização e interiorização da ciência por meio da astronomia. é realizado em parceria da UFMA com o IFMA, unidades de Grajaú, e é coordenado pela professora Daniely Gaspar (UFMA) e professor Genilson Martins (IFMA). Para conhecer mais o Projeto “Astronomia do Sertão”, acesse as matérias a seguir. Para saber mais sobre o projeto, leia as matérias a seguir: