sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

ENTREVISTA – DANIELY GASPAR: CONHEÇA O PROJETO ‘ASTRONOMIA NO SERTÃO’

Publicado em 8 de outubro de 2023, às 7:01
Fonte: Da Redação
Imagem cedida pela entrevistada.

A professora doutora Daniely Gaspar ministra, no Centro de Ciências de Grajaú (UFMA), a disciplina “Introdução à Astronomia”, uma optativa da grade curricular do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química. Em 2020, ela criou, dentro do seu conteúdo, o projeto “Astronomia no Sertão”, que tem como meta tornar a ciência mais acessível à comunidade, usando para isso a observação dos astros. O projeto é realizado em parceria com o IFMA de Grajaú e já alcançou lugares como a aldeia Arymy, os povoados Remanso, Alto Brasil e Mata Fria, localizados nos arredores do município – no “sertão”, como os moradores conhecem esses lugares. E, mês que vem, vai realizar um grande evento de observação. Daniely Gaspar detalha nesta entrevista o que é o projeto, suas ações e suas perspectivas. Vale a leitura!

Região Tocantina – O que é o projeto Astronomia no Sertão?

Daniely Gaspar – O Astronomia no Sertão é um projeto de popularização e interiorização da ciência por meio da astronomia.

Região Tocantina – Como o projeto funciona?

Daniely Gaspar – O projeto leva um evento científico cultural para povoados (chamados localmente de sertão) e aldeias indígenas do município de Grajaú. No evento são apresentados experimentos científicos (alguns construídos pelos alunos da disciplina de Introdução à Astronomia), observação ao telescópio de planetas e crateras lunares, além de levarmos artistas locais para apresentações culturais, venda de comidas, lanches e artesanatos produzidos pela comunidade contribuindo assim com a economia local.

Região Tocantina – Quais resultados ele já obteve?

Daniely Gaspar – O projeto já esteve em vários povoados e aldeias indígenas popularizando a ciência, também já proporcionou oficinas, preparatórios para olimpíadas para alunos das escolas públicas.

Como o projeto se mantém? Existe incentivo de alguma instituição?

Daniely Gaspar – Em 2023, o projeto recebeu recursos financeiros do MCTI para a compra de telescópios, miniplanetários, óculos de realidade virtual para mais 3 cidades além de Grajaú, por meio do IFMA

Região Tocantina – Vai haver um evento do projeto, em outubro. Como vai ser?

Daniely Gaspar – O Astronomia no sertão vai realizar um grande evento de observação do Eclipse solar anelar, no campus da Ufma de Grajaú. O maior fenômeno astronômico do ano, que acontecerá no dia 14 de outubro, contará com uma programação que terá início no dia 12 com um acampamento na aldeia Arymy, em que haverá a oportunidade de troca de saberes ancestrais de astronomia com os povos originários, astrofotografias e toda uma programação que mistura cultura e ciência.

Região Tocantina – Quais os planos para o futuro do projeto?

Daniely Gaspar – O projeto visa continuar em 2024, atendendo aos diversos pedidos para ir a outras cidades e conseguir mais recursos para a compra de um planetário móvel e, dessa forma, poder proporcionar que a ciência e o interesse pela astronomia cheguem ainda mais longe, onde o acesso a esses conhecimentos é mais limitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade