sábado, 22 de março de 2025

PROJETO OPORTUNIZA MAIS, DA UFMA, CHEGA A IMPERATRIZ

Publicado em 27 de janeiro de 2025, às 11:18
Fonte: Projeto OPortuniza Mais
Imagem: Projeto Oportuniza Mais.

Já iniciado em São Luís, a ação extensionista de qualificação vai beneficiar jovens de 16 a 29 anos. Com parceria da Prefeitura de Imperatriz, as aulas começam em fevereiro.

Fruto de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a UFMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), foi implantado, no final do ano passado, em São Luís, o Projeto Oportuniza Mais.

A iniciativa, que faz parte do Programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional,  está sendo posta em prática em diversos estados, por meio de instituições federais de ensino.

O objetivo maior do projeto é qualificar jovens, entre 16 e 29 anos, com cursos de formação profissional de 200 horas/aula, em diversas áreas, como: prestação de serviços, saúde, produção industrial, entre outras.

A UFMA vai iniciar o Oportuniza Mais, no interior, começando por Imperatriz e Balsas. O lançamento está previsto para o dia 18 (Imperatriz) e 19 (Balsas) de fevereiro, com as aulas inaugurais.

Em Imperatriz, serão oferecidos nove cursos:

  • Agente de combate a endemias;
  • Agente de projetos sociais;
  • Assistente administrativo;
  • Assistente de logística;
  • Almoxarife de obras;
  • Cuidador de Idosos;
  • Mecânico de refrigeração e climatização residencial;
  • Preparador de doces e conservas e
  • Recepcionista em serviços de saúde.

Já em Balsas os cursos são de Mecânico de Refrigeração e Climatização, Assistente de Logística, Assistente Administrativo e Almoxarife de Obras.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão realizadas no período de 03 a 12 de fevereiro, em Imperatriz, em modo presencial. Os alunos deverão comparecer a um dos locais de inscrição: na UFMA, nas Unidades do Centro (Rua Urbano Santos, ao lado da Câmara de Vereadores) e do Bom Jesus (na Avenida Bayma Júnior) e no Sine Municipal (que fica no Estádio Frei Epifânio). As inscrições serão realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas unidades da  UFMA e das 8h às 12h, no Sine Municipal.

ESTRUTURA – Todos os cursos têm carga horária de 200 horas/aula, que serão ministradas, em Imperatriz,  nas dependências da UFMA – Unidades do Centro e do Bom Jesus. Desse total, 60 horas/aula são de conhecimento gerais e 140 horas/aula de conhecimentos específicos. De acordo com o Coordenador de Polo do Projeto, professor Marcos Fábio Belo Matos, “as aulas estão distribuídas para que os alunos tenham boas noções tanto de conteúdos gerais, como ética no trabalho, interpretação de texto, letramento digital, direitos humanos, sociais e trabalhistas, entre outros, e quanto uma parte mais voltada à profissionalização do curso que escolheram, com aulas teóricas e práticas”.

As aulas serão ministradas nos turnos matutino e vespertino (ou o curso será de manhã ou à tarde, em turno único), de segunda a sexta-feira.  A previsão de duração dos cursos é de 10 semanas. Ao final, os alunos recebem um diploma emitida pela UFMA.

A grande maioria dos cursos serão ministrados por professores e técnicos da UFMA. “Isso acaba também sendo um atrativo porque nossos servidores e servidoras têm uma excelente formação técnica, o que vai ajudar a qualificar ainda mais os jovens”, explica Marcos Fábio.

Como benefícios, os alunos matriculados receberão camisas do projeto, uma bolsa porta materiais escolares, apostila e lanche em todas as aulas. “É uma forma de incentivar mais ainda a participação da comunidade”, acrescenta Marcos Fábio.

OPORTUNIDADES – De acordo com o Diretor da UFMA Imperatriz, professor Leonardo Hunaldo, o projeto Oportuniza Mais, do Ministério do Trabalho em parceria com a UFMA, “amplia as oportunidades de inserção dos jovens no mercado formal de trabalho e tem grande relevância para o desenvolvimento socioeconômico regional, além de reafirmar o compromisso da Universidade com a capacitação e a empregabilidade dos jovens maranhenses”.

PARCERIAS – O sucesso do Oportuniza Mais está nas parcerias para a sua realização. Em Imperatriz, foi feita uma parceria com a prefeitura, por meio do apoio de algumas secretarias. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, disponibilizou as instalações do Sine Municipal para serem feitas as inscrições, além de fazer a divulgação. A Secretaria da Mulher vai também ajudar na divulgação. A Assessoria de Comunicação ajudará a ampliar as informações. “Estas parcerias são fundamentais para que o projeto tenha sucesso e alcance sua meta, que é chegar até a comunidade, beneficiando os jovens com formação profissional de qualidade”, afirma Marcos Fábio.

Para o Coordenador Geral do Oportuniza Mais, professor Roni César de Araújo, o projeto tem um grande impacto econômico e social: “O Projeto desempenha um papel estratégico ao conectar a Universidade e os saberes nela produzidos à comunidade. Por meio de um diálogo próximo com a juventude, o Oportuniza Mais promove uma formação qualificada, atendendo a demandas cruciais, como a geração de emprego e renda. Assim, torna-se uma verdadeira janela de oportunidades para aqueles que, muitas vezes, encontram-se sem um ponto de partida claro, seja pela falta de apoio inicial ou pela ausência de chances de requalificação. Para quem busca começar ou se reposicionar no mercado de trabalho, o projeto se apresenta como uma via concreta de transformação e inclusão”, esclarece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade