Diferentemente de outrora em que se acreditava que não se precisava ser feliz no trabalho, com as mudanças que foram se processando na sociedade e no mundo do trabalho, esse significado foi se diluindo e dando espaço para uma nova compreensão de que a felicidade no trabalho é vital para o bem-estar global do ser humano, sobretudo, se considerarmos que o trabalho ocupa um lugar de centralidade na vida dos sujeitos. Acredita-se cada vez mais que, pessoas felizes trabalham melhor. Aquelas que estão comprometidas e engajadas com suas funções e seus colegas trabalham com mais intensidade e de forma mais inteligente.
Para sermos cem por cento comprometidos e felizes, precisamos de três coisas:
UMA VISÃO DE FUTURO QUE TENHA SIGNIFICADO: As pessoas querem ver o futuro e saber como se encaixam nele. Os funcionários aprendem e mudam quando têm uma visão pessoal ligada a uma visão organizacional.
UM SENSO DE PROPÓSITO: As pessoas querem sentir que seu trabalho é importante, impacta e faz a diferença na vida das pessoas, que suas contribuições ajudam a alcançar algo realmente importante. As pessoas querem saber que elas estão fazendo algo relevante para os outros.
ÓTIMOS RELACIONAMENTOS: Sabemos que as pessoas entram acolhendo uma organização e saem deixando um chefe. Um relacionamento difícil com o chefe e com os colegas é profundamente doloroso. Relações harmoniosas são fundamentais para manutenção do engajamento e da felicidade no ambiente de trabalho.
E você, como tem vivido as relações em seu ambiente de trabalho! Pense sobre isso, porque sua felicidade sempre deve ser sua prioridade máxima!!!