Neste último dia 07 de maio, ao passear pelos corredores da Feira da Beleza de Imperatriz, que retorna com sua primeira edição pós-pandemia e a nona desde o início do projeto, relembrei como há dez anos eu iniciei neste mercado.
Ao ser convidada para empreender na área da beleza, através da venda direta em uma multinacional, no primeiro momento disse um não carregado de um discurso bem preconceituoso. Eu acreditava que, por esta empresa ser composta em sua maioria por mulheres e também ter elas como principal público-alvo dos seus produtos, seria um ambiente em que as rodas de conversa girariam em torno de assuntos como bolsa, sapato e cabelo…”coisas de mulherzinhas” o que naquela época eu considerava futilidade.
Nem preciso dizer que o fato de nós mulheres termos esta herança do patriarcado que marca as gerações com sexismo e promove uma cultura com o objetivo de fragilizar a união feminina faz com que nós repitamos discursos que nos desfavorecem. Mas foi só experimentar este mercado para mudar de ideia e perceber a força que as egrégoras formadas majoritariamente por mulheres possuem.
Hoje, existem, no Brasil, 1.331.826 atividades relacionadas a negócios de beleza, o que inclui os setores de serviço, indústria e comércio e configura o nosso país como o quarto maior mercado de beleza do mundo. Será mesmo que pode um setor com tamanha potência ser um lugar de futilidades?
Eu mal sabia que seria neste universo de saltos altos e batons que eu conheceria o desenvolvimento pessoal com base no aprimoramento das competências comportamentais, as famosas soft skills, capazes de nortear qualquer pessoa ao sucesso desejado. E que neste lugar em que cor de rosa é a cor preferida eu desfrutaria de cooperação no lugar de competição e conheceria a verdadeira força feminina.
Nos 3 dias de evento passaram mais de 18 mil pessoas pela Feira da Beleza de Imperatriz que com muita capacitação e entretenimento impactou o cotidiano da cidade. Ostentando um PIB significativo de R$ 7,6 Bilhões, somos um importante polo comercial e o segundo maior centro político, cultural e populacional do estado.
A parceria duradoura entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACIl), tem sido fundamental ao longo dos anos. Ambas as entidades têm desempenhado um papel crucial na promoção e realização de eventos que contribuem significativamente para o desenvolvimento da classe empresarial. Consolidando Imperatriz como um polo dinâmico e atrativo para empreendedores e profissionais do ramo da beleza. Segundo o vice-presidente da CDL e um dos coordenadores da Feira, Leonardo Leocádio, o impacto que ela promove na vida da mulher empreendedora é importante pois além de promover profissionalização, também permite termos acesso ao que está acontecendo de melhor no mundo da beleza sem precisar ir a São Paulo, por exemplo, encurtando caminhos, trazendo profissionalização e inovação.
Leocadio destaca também que o número de expositores este ano aumentou em 40% se comparado à última edição e ainda que tanto estes, como os visitantes da feira são um público majoritariamente feminino. Com minhas palavras costumo descrever da seguinte forma: por vezes o mercado da beleza tem segmentos criados mesmo para o público feminino, mas por ter tão bons resultados atrai também homens de negócios para atuar neles. E em relação à clientela destes profissionais, aprendi que produtos de beleza são para quem tem pele e homens também têm, e por isto mesmo estão cada vez mais acompanhando as mulheres nesta tendência do autocuidado.
Futilidade um ova, o que acontece no mercado da beleza é jogo de gente grande, feito por homens e mulheres e para ambos desfrutarem. E por isto mesmo eu sigo vendendo batom e desenvolvimento pessoal e profissional a quem os deseja adquirir.