terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Existe audiovisual no interior do Maranhão!

Publicado em 12 de maio de 2024, às 0:12
Fonte: Hyana Reis — Jornalista, escritora, documentarista e assessora de comunicação.
Imagem: HYana Reis, divulgação.

Há um ano eu recebia, com muita alegria, o prêmio de melhor roteiro de curta-metragem maranhense no Festival Guarnicê de Cinema, um dos maiores e mais antigos do país. Uma honraria que recebi por meu documentário, “Atenção para este aviso”, que conta a história da “voz” do bairro em que cresci, em Imperatriz.

Ao subir para discursar, ofereci o prêmio a todos aqueles que lutam para produzir audiovisual em cidades do interior. Naquele ano, poucos eram os filmes oriundos de cidades pequenas e distantes das capitais cinematográficas do país. O que torna este um trabalho ainda mais árduo.

Com aquele prêmio na mão, agradeci pela oportunidade, de alí, contribuir, ainda que um pouco, para a descentralização do cinema.

Ao longo dos meus anos como roteirista, produtora, ou até mesmo como apenas uma amante da sétima arte, muitas vezes vi amigos e companheiros de trabalho precisarem sair de Imperatriz para buscar formação em audiovisual. Uns, por falta de oportunidade, outros por acharem que o interior não é lugar para grandes produções.

Nestes anos também vi, inúmeras vezes, nossos próprios moradores menosprezar as produções locais, ignorando o quanto aqueles poucos minutos de tela custaram não apenas em valores, mas em esforço e trabalho. Por isso, aplaudo a cada um daqueles que fazem o impossível para transformar pequenas cidades em cenários cinematográficos.

Agora, chegamos a mais uma edição do Festival Guarnicê, e foi com grande alegria que recebi a notícia que o filme imperatrizense “Não existe mártires, apenas marketing”, concorre em uma das categorias principais. Uma distopia dirigida pelo cineasta imperatrizense, João Luciano, com uma equipe competente do Pará e do Maranhão, do qual tive a alegria de fazer parte, na produção.

Mais uma vez veremos a nossa cidade mostrando que sim, existe audiovisual no interior do Maranhão!

Convido a todos para torcer pela produção imperatrizense no Festival Guarnicê – clique aqui e assista o trailer.

E para aqueles que desejam assistir meu documentário basta clicar neste link , e bom filme!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade