O gênero da fantasia é tido como o favorito de muitos leitores, mas você sabia que existem vários subgêneros dentro dessa categoria? Na coluna de hoje, abordaremos alguns dos mais famosos subgêneros. São eles: alta fantasia, baixa fantasia, romantasia, fantasia medieval, monster romance, distopia fantástica, dark fantasy, os contos de fadas, a fantasia mítica e a fantasia urbana.
Começando com a alta fantasia, que é quando a fantasia é ambientada em um universo mágico próprio, com suas leis, sistema e instituições originais, como por exemplo, “O Senhor dos Anéis” e “As Crônicas de Nárnia”, cuja aventura se passa em um universo original criado por seus respectivos autores.
Enquanto a baixa fantasia, é uma fantasia em que o mundo mágico existe no mundo real, como é o caso da série de livros que se iniciou com “Os Instrumentos Mortais” e também da série angélica “Fallen”, em que os personagens migram de um ambiente para o outro durante sua jornada.
E é claro que temos a fantasia em que o enredo é focado no romance, que é o caso da romantasia. Como exemplos famosos temos os queridinhos do momento: a saga de livros “Acotar”, “Assistente do Vilão” e “O Encanto dos Corvos”, no qual acompanhamos a jornada do casal protagonista.
Outro gênero popular é a fantasia medieval, que voltou ao seu auge após o sucesso de “As Crônicas de Gelo e Fogo” ao ser adaptada para uma série intitulada “Game of Thrones”, uma fantasia inspirada no período medieval e que mistura elementos de magia, como dragões, em sua história.
Um gênero polêmico que está muito famoso ultimamente é o monster romance, no qual temos uma narrativa focada no envolvimento entre um humano/humana e uma criatura, um “monstro”, como por exemplo “Morando Com Um Vampiro” e “Romeu & Julieta e Vampiros”.
Já na distopia fantástica, temos um enredo que se passa em um mundo pós-apocalíptico onde a magia emerge após os acontecimentos do quase fim do mundo, como é o caso de “As Crônicas de Shannara”, que foi adaptada como uma série de TV, e “A Rainha Vermelha”.
E temos o gênero mais conhecido da fantasia por conta de autores, que foram os precursores desse gênero e se tornaram ícones da cultura pop, como Bram Stoker e Mary Shelley. Estamos falando da dark fantasy, onde o gênero da fantasia está mesclado ao gênero do terror. E claro, não podemos falar desse gênero sem falar das obras que tornaram esse gênero tão aclamado, como “Drácula”, Frankenstein”, “O Médico e o Monstro”, “O Labirinto do Fauno”, e “As Crônicas Vampirescas”, de Anne Rice.
Um clássico do gênero de fantasia são os contos de fadas, eternizados pelos irmãos Grimm e Chris Hans Andersen, que se tornaram ícones e precursores do gênero. Atualmente, nós temos releituras dos contos de fadas, como “Escola do Bem e do Mal”, “O Rei da Terra do Nunca”, “Gwen e Art Não Estão Apaixonados” e “O Lado Mais Sombrio”.
Já a fantasia mítica acontece quando a história é inspirada em mitologias, folclores e tem a presença de seres místicos. Por exemplo, temos a famosa saga “Percy Jackson”, “Sandman”, “A Maldição do Tigre” e “A Canção de Aquiles”.
A fantasia urbana, por sua vez, tem como característica principal a presença de seres sobrenaturais se misturando aos humanos no meio urbano. Como exemplo, temos a trilogia “Cidade da Lua Crescente”, a série “Sussurro”, a saga alienígena “Lux” e a série de livros “Academia de Vampiros”.
Se você se interessou por algum desses gêneros, saiba que a literatura nacional está recheada deles! “Os Campeões das Estrelas” é uma distopia fantástica em que os signos do Zodíaco regem o universo e dão poderes aos humanos após um evento catastrófico quase dizimar a humanidade. Ela também pode se enquadrar como uma baixa fantasia e fantasia urbana, já que os elementos mágicos estão entrelaçados ao mundo real e a trama se passa no cenário urbano, em um universo regido por leis específicas advindas dos eventos que trouxeram a magia para esse mundo.
Mas caso você goste de uma fantasia medieval, vai curtir a vibe de “Os Cavaleiros de Merlin”, que é também uma fantasia mítica, com a presença de criaturas mágicas, além de serem inspiradas tanto nas lendas arthurianas, como nas mitologias nórdica e céltica, na qual encontramos a presença de seres como dragões, unicórnios, elfos, dríades, tiferinos e figuras mitológicas como Merlin e Morgana Le Fay, Rei Arthur, além de Sir Lancelot e Sir Galahad.
Se você procura um livro de fantasia ambientado em um universo mágico totalmente novo, temos o livro “A Piromante de Lumiére”, uma alta fantasia que conta com algumas releituras dos mitos gregos, se encaixando também na fantasia mítica, uma vez que a protagonista e os demais personagens são seres místicos, como fênix, dragões, kitsunes, unicórnios e outros, que possuem forma humana e que são regidos pelos deuses gregos.
Se você se interessou por algum desses livros nacionais dos mais diversos gêneros de fantasia, todos eles estão disponíveis na Amazon e de graça no Kindle Unlimited! Essas aventuras aguardam você!