terça-feira, 15 de outubro de 2024

Coluna Empreendedorismo Feminino #15 – Neste 8 de março: precisamos falar do 7 de março.

Publicado em 8 de março de 2024, às 9:05
Fonte: Liana Melo – advogada, empreendedora e coach sistêmica.
Imagem: FreePik Premium.

A data do Dia Internacional da Mulher foi reconhecida pela ONU apenas em 1975, quando essa organização declarou o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo o mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.

O que poucos sabem é que 07 de março é o Dia Nacional do Luto pelas Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, data instituída em 2019 pelo Conselho de Ministros de Portugal e desde então vem sendo acompanhada pelo nosso país, com ações de órgãos do judiciário. Lembrando que neste mesmo dia comemora-se também o aniversário da Lei Maria da Penha, que neste ano de 2024 completa 17 anos.

A virada do dia 07 para o dia 08 de março traz um bom exemplo das dinâmicas que experienciamos como seres humanos e também como sociedade. Como seres humanos, somos um misto de emoções, temos tempo para sentir raiva, tristeza e outro tempo para nos alegrar e celebrar. Então, como sociedade, já nos é corriqueiro transmutar emoções, dormir em um dia de luto, o 07 de março, e acordar em um 08 de março que hoje representa um dia de muitas comemorações, pois celebra o engajamento político e o avanço das mulheres na busca por direitos trabalhistas, igualdade de gênero e proteção à vida.

Algumas datas estão ligadas ao surgimento do Dia Internacional da Mulher: em 1908, houve uma greve das mulheres que trabalhavam numa fábrica de confecção de camisas chamada Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova York, onde trabalhavam cerca de 14 horas diárias e com salários muito baixos, inferiores aos dos homens. Em 28 de fevereiro de 1909, aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos, evento inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908. Em 1910, realizou-se na Dinamarca a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na qual Clara Zetkin, do Partido Comunista Alemão, propôs a criação de um dia dedicado às mulheres. No dia 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica Triangle Shirtwaist Company, devido às suas instalações impróprias, matou 146 pessoas, sendo 125 mulheres, muitas delas com menos de 14 anos. Após o trágico incidente, a legislação de segurança para incêndios foi reformulada e as leis trabalhistas foram revisadas, resultando em muitas conquistas.

Em 1917, as mulheres tecelãs e as mulheres familiares de soldados do exército tomaram as ruas de Petrogrado (hoje São Petersburgo) por “Pão e paz”. De fábrica em fábrica, elas convocaram o operariado russo contra a monarquia e pelo fim da participação da Rússia na I Guerra Mundial. Há controvérsias sobre algumas datas, mas diante desse panorama, a criação de um dia dedicado à luta das mulheres foi sendo pensada.

O 08 de março, tendo esta origem ligada à luta sindical, ao luto por mulheres que morreram em seu local de trabalho e às mulheres engajadas na política, juntou a esta sensação de dor a emoção da alegria das celebrações, já que a data hoje é usada no mundo inteiro para homenagear as mulheres por suas conquistas. Até porque é isso que as mulheres, com toda sua força feminina, fazem de melhor. Elas pegam suas dores e as transmutam em amor. Quantas mulheres fizeram de um luto um motivo para cuidar do próximo? Quantas vivenciaram dores tão profundas que escolheram transcender servindo a uma causa maior para assim terem forças de continuar na vida? Quantas mulheres hoje, graças às suas lutas e graças a todas as mulheres que vieram antes, resolveram ser vidas a serviço da vida?

Transformamos dores em serviço e a cada passo podemos dizer que aquela geração de mulheres facilitou o caminho da geração seguinte. Desejo que nós possamos continuar fazendo o mesmo, conquistando mais direitos para as que virão depois de nós, mas que acima de tudo possamos honrar todos os sacrifícios femininos vivendo uma boa vida e desfrutando do aqui e agora.

Feliz 08 de março para todas as mulheres do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade