*”A esperança de recuperar perdas dá uma grande energia às criaturas.”*
Monteiro Lobato
A gente cresce ouvindo frases prontas, frases soltas que terminam perdidas, e que são levadas pelo vento por não receberem a devida atenção, e interpretação.
Querer é poder! Quem já não ouviu ao longo da vida, seja em forma de admoestação ou incentivo, esta palavra? Talvez milhares de vezes! Mas aí, quando a gente para, pensa e reflete sobre ela, e isso aconteceu comigo, surge um complemento: de fato, querer é poder, mas só quando as pessoas sabem o querem, caso contrário é só um bruto querer.
São muitas as palavras e expressões comuns, carregadas de profundos significados, que nos bombardeiam todos os dias, porém muitas vezes desprezadas. Talvez , se a gente parasse um pouquinho para meditar e compreender o sentido de tais palavras “os mundos , e a vida poderiam ficar melhores”
Para não virá textão e já virando, destacaria nesses tempos de tristeza e ranger de dentes, a palavra esperança.
Das três virtudes teológicas (fé, esperança e caridade) é a segunda mais procurada no maior buscador da rede mundial de computadores. É citada 74.800.000 vezes, atrás da Fé, mencionada 128.000.000 milhões de vezes, mas à frente da caridade, com 11.400.000 citações .
Na origem indo-européia a palavra Esperança se vincula à raíz SPE, que vem a significar expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante seja ele de ordem física ou psíquica. Já no latim SPES, mesma etimologia de prosperar, a Esperança surge no sentido de prosperar, evoluir conforme o esperado.
A partir da etimologia da palavra Esperança surgem uma infinidade de significados inclusive significado nenhum, que é quando somos tomados pela desesperança, descrença, incredulidade, ceticismo, dúvida, desilusão, desengano, decepção, desapontamento.
Li em algum lugar, não me recordo, um significado interessante para essa poderosa palavra. Esperança seria o acreditar emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Acreditar no possível, mesmo que as circunstâncias indiquem o contrário. Sentimento que se apodera de nós quando vemos possível a realização daquilo que desejamos, confiança.
Imagino que somos livres para , conhecendo a raiz da palavra esperança, encontrar e viver o melhor dos seus significados.
Que sejamos nós, nossa principal esperança, ou no mínimo a esperança para alguém.
2 respostas
Belíssimo texto de fé, esperança e caridade.
Parabéns ao Elson…
Grato pela leitura, querido amigo