segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Dica de leitura: Agatha Christie-parte 2

Publicado em 9 de fevereiro de 2024, às 9:26
Fonte: Gabriel Neres – Jornalista
Ator David Suchet caracterizado como Hercule Poirot na série de TV Agatha Christie’s Poirot - Imagem da Internet.

Mais ou menos dois anos atrás, escrevi uma pequena lista de seis livros da autora Agatha Christie, considerada a Rainha do Crime dos romances policiais. Na ocasião, o intuito foi apresentar seis opções para os leitores que poderiam começar a se interessar pela autora, porém não sabiam por onde começar, afinal foram muitas obras publicadas ao longo de seus 86 anos de vida.

O objetivo desta parte 2 é trazer algumas histórias protagonizadas pelo detetive Hercule Poirot, o personagem mais famoso de Agatha Christie e que esteve em cerca de 40 histórias da autora, contando romances e contos.

Esta é uma lista pessoal, portanto muitos livros ficarão de fora, seja pela brevidade do texto, por já marcarem presença na parte um, seja por eu não os ter lido ainda. Também não se trata das melhores aventuras protagonizadas por Poirot. A seleção destes livros, além do gosto pessoal, envolveu o critério da criatividade da autora e a popularidade da obra entre os fãs.

1- O Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express, 1934)

Enquanto retornava, de última hora, de Istambul para Londres, o famoso detetive Hercule Poirot embarca no luxuoso trem Expresso do Oriente. Porém, uma nevasca interrompe a viagem a caminho da Iugoslávia e, no meio da madrugada, um homem é assassinado em sua cabine, com a porta trancada por dentro. Todos dentro do Expresso do Oriente são suspeitos e cabe a Hercule Poirot identificar o assassino enquanto continuam presos na nevasca.

Provavelmente o caso mais famoso do detetive belga, Assassinato no Expresso do Oriente é uma das histórias mais complexas de Agatha Christie, mais voltada para a atenção aos diálogos, com 12 suspeitos que podem ou não estar mentindo sobre seus álibis, algumas reviravoltas pontuais e um final imprevisível que até hoje engana muitos leitores.

A popularidade do livro o fez ser adaptado para a série Agatha Christie’s Poirot e também duas vezes para o cinema – a mais recente encabeçada por Kenneth Branagh na direção e no papel de Poirot, junto de outras estrelas como Willem Dafoe, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e Judi Dench, entre outros.

2- Os Crimes ABC (The ABC Murders, 1936)

Um assassino está à solta na Inglaterra. Seu modus operandi é seguir uma ordem alfabética da vítima e da cidade em que ela reside – Alice Ascher, em Andover; Betty Barnard, em Bexhill; Sir Carmichael Clarke, em Churston. Através de cartas, o próprio assassino desafia o detetive Hercule Poirot a desvendar o caso, que conta com a ajuda de seu amigo e narrador da história, Arthur Hastings, numa corrida contra o tempo para impedir o Assassino do ABC de cometer o próximo assassinato.

Quase sempre acontece mais de um assassinato nas obras de Agatha Christies, porém Os Crimes ABC é o mais próximo de um caso de assassinato em série no acervo da autora, com vários crimes espalhados por diferentes cidades inglesas e um desafio intelectual para Hercule Poirot e os leitores, obrigando-os a ficarem atentos aos mínimos detalhes. O livro traz uma trama emaranhada, urgente e divertida, com uma reviravolta diferente, mas ao mesmo tempo familiar aos leitores de Agatha Christie.

3- Morte no Nilo (Death on the Nile, 1937)

Linnet Ridgeway e Simon Doyle tentam aproveitar sua lua-de-mel num cruzeiro luxuoso pelo Rio Nilo, mas a antiga melhor amiga de Linnet e também ex-noiva de Simon, Jacqueline Bellefort, tenta fazer de tudo para estragar a felicidade dos recém-casados. Junto do trio, estão algumas pessoas interessadas na fortuna de Linnet Ridgeway e Hercule Poirot tentando aproveitar as suas férias.

Morte no Nilo é um caso de amor com uma investigação clássica da Agatha Christie. Um grupo de suspeitos, cada um com uma construção convincente de personalidades e de motivações para cometer o crime, pistas que embaralham a cabeça do leitor e uma solução bem elaborada.

Morte no Nilo possui duas adaptações para o cinema, a mais recente com Kenneth Branagh reprisando a função de diretor e também o papel de Poirot, desta vez acompanhado por Gal Gadot, Armie Hammer e Emma Mackey e outros nomes no elenco.

4- Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs, 1942)

Em Os Cinco Porquinhos, Caroline Crale foi condenada por assassinar o marido, o pintor Amyas Crale. Dezesseis anos após o ocorrido, a filha do casal, Carla Lemarchant, está convicta de que a mãe é inocente. Por isso, ela contrata Hercule Poirot para revisitar o caso, entrevistar novamente os suspeitos e para descobrir a verdade: Caroline Crale matou o marido ou foi outra pessoa? E quem?

Os Cinco Porquinhos é um Cold Case, ou seja, um caso que ocorreu no passado e é investigado no presente, cujas pistas já estão frias, o que torna um mistério bem desafiador para o Poirot. A história intercala a perspectiva de todos os cinco suspeitos que estavam presentes no dia em que Amyas Crale foi encontrado morto, utilizando apenas a memória como ferramenta para resolver o caso e, tão importante quanto, descobrir quem eram Carolina e Amyas. Um dos livros mais diferentes da Rainha do Crime que, mais uma vez, não decepciona em sua conclusão.

Lembrando que existem outras obras que poderiam se encaixar nesta lista, assim como outras dicas de leitura podem ser feitas com Agatha Christie como temática principal. Este é apenas um pequeno recorte do que a Rainha do Crime escreveu em vida.

Uma resposta

  1. Bom dia. Passo para agradecer ao Escitor, Professor e confrade sobramista José Neres a oportunidade de conhecer as obras de Agatha Christe, lendo está matéria . Belo trabalho. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade