sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

MEC participa de inauguração de novas instalações da UFMA; entre elas, o Campus de Balsas

Publicado em 27 de novembro de 2023, às 5:49
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Diretoria de Comunicação da UFMA
Imagem: Internet.

O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, participará da inauguração das novas instalações da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A cerimônia ocorrerá nesta segunda-feira, 27 de novembro, a partir das 14h30 (horário de Brasília), e celebrará a entrega de dois novos setores do Hospital Universitário (HU-UFMA), além do prédio da Biblioteca Central, do Prédio Acadêmico da Enfermagem e do Centro de Ciências de Balsas.

O primeiro evento ocorrerá no HUUFMA, às 14h30, quando o Ministro Camilo Santana visitará a Unidade Presidente Dutra (Enfermarias, UTI Cardio, Hemodinâmica e Radiologia), a Unidade Materno-Infantil (UTI Neonatal). Logo após, ele irá visitar o Prédio Acadêmico da Enfermagem, que também fica no centro da cidade. Em seguida, às 14h30, ele seguirá para o Centro de Convenções da Universidade, onde serão inaugurados o prédio da Biblioteca Central, o Prédio Acadêmico da Enfermagem e o Centro de Ciências de Balsas.

Na ocasião, o Ministro empossará o novo reitor da UFMA, Fernando Carvalho, e entregará, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Orleans Brandão Junior, o cartão de transporte universitário a estudantes. Além disso, Camilo Santana assinará repasses do Programa Escola de Tempo Integral.

As obras da UFMA representam um significativo investimento na infraestrutura educacional, incluindo a construção de modernos laboratórios, salas de aula, bibliotecas ampliadas e espaços de convivência. Essas melhorias visam a proporcionar um ambiente propício para aprendizado, pesquisa e inovação, fundamentais para o progresso acadêmico e científico.

Hospital Universitário – O HU-UFMA possui duas unidades: Presidente Dutra e Materno Infantil, além de nove anexos. Na Unidade Presidente Dutra, serão inauguradas: Unidade Coronariana; Reforma e adequação da Unidade de Diagnóstico por Imagem; Unidade do Sistema  Cardiorrespiratório (Enfermarias) e no Materno-Infantil, será inaugurada a Reforma e Adequação da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais (UTI Neonatal).

Biblioteca Central – Já a Biblioteca Central conta com cerca de 84 mil metros quadrados de área construída e irá atender toda a comunidade universitária, em espaços modernos e atualizados. Anualmente, a biblioteca realiza mais de 198 mil empréstimos e conta com um acervo de aproximadamente 360 mil exemplares e um fluxo de mais de 310 mil pessoas por ano. A nova biblioteca oferece 10 salas de estudos em grupo, 1 laboratório de informática, 1 sala de multimídia, 2 salas de acessibilidade, 2 salas com cabines individuais e um miniauditório. O investimento total para a área foi de mais de R$ 20 milhões.

Prédio de Enfermagem – O Prédio do Curso de Enfermagem é uma obra de 3,2 mil metros quadrados, com dois andares e instalações modernas. O prédio atende especialmente alunos de graduação e pós-graduação em enfermagem e conta com 11 salas de aula no térreo, biblioteca, ambulatório, área de vivência, refeitório e sanitários. O piso superior conta com cerca de 18 laboratórios, sala de reunião, duas salas de pós-graduação, setor administrativo, sanitários e vestiários. O prédio beneficiará mais de 600 alunos e envolve mais de 40 docentes.

Centro de Ciências de Balsas– Formalizado na primeira fase de interiorização da UFMA, o Centro de Ciências de Balsas possui dez salas de aula, dois auditórios, doze salas laboratoriais e uma biblioteca. Com foco no Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), oferece formação nas engenharias Ambiental, Civil e Elétrica, contribuindo para as demandas do sul maranhense. O Centro de Ciências já formou mais de duzentos alunos em uma década, contando com um corpo docente de quarenta professores.

Serviço

Visita ao Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA)

Data: segunda-feira, 27 de novembro 

Horário: às 14h30 (horário de Brasília)

Local: HU-UFMA

Endereço: Rua Barão Itapary, 227, São Luís (MA)

Cerimônia de inauguração de obras na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e posse do novo reitor

Data: segunda-feira, 27 de novembro 

Horário: às 16h30 (horário de Brasília)

Local: Centro de Convenções da UFMA

Endereço: Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís (MA)

Transmissão ao vivo: Canal do MEC no YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade