Nos dias 23 e 24 de outubro ocorreu, em Imperatriz-Maranhão, o Seminário Regional do CREPOP-MA (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Maranhão), realizado nos auditório e sala de aula da UFMA-ITZ (Universidade Federal do Maranhão-Campus Imperatriz), por intermédio do CRP-22 (Conselho Regional de Psicologia do Maranhão).
O CREPOP é um dispositivo do Sistema Conselhos de Psicologia que promove a qualificação da atuação profissional de psicólogas(os) que atuam nas diversas políticas públicas diante de Referências Técnicas que tanto possibilitam conteúdos para as disciplinas de graduação em Psicologia quanto apresentam estratégias metodológicas para seu uso.
Ainda, objetivou interlocuções entre a Psicologia (Ciência e Profissão), Políticas Públicas e IES (Instituições de Ensino Superior). Contou com a presença da presidenta atual do CRP-22, Psicóloga Nelma Pereira da Silva, e as conselheiras(os) Kíria Karine Lins Martins Ribeiro, Michelle Correa Moucherek, Péricles de Souza Macedo e Francisco Valberto dos Santos Neto. Foram convidados coordenadores, docentes e discentes de cursos de Psicologia de Imperatriz e Açailândia: da UNISULMA, do CEUMA-ITZ, da FACIMP-WYDEN, da ANHANGUERA-ITZ, da FAVALE de Açailândia e eu como professor-pesquisador de Psicologia da UFMA-ITZ.
Os conselheiros expuseram importantes pautas da Psicologia em relação com as Políticas Públicas, por exemplo: a formação técnica, mas especialmente a formação reflexiva-crítica e emancipadora, que 68% das Psicólogas(os) no Brasil atuam nas Políticas Públicas, que o seminário é uma atividade de dimensão nacional dos Sistemas Conselhos, CREPOP e CFP (Conselho Federal de Psicologia), ocorrendo em todos os Estados, e que a participação das IES possam inserir as Referências Técnicas como pauta também formativa na graduação.
Então, no dia 23 de outubro as 14h as 18h20min, segunda-feira, teve a Mesa de Abertura com a conselheira presidenta e coordenadores de curso. Seguiu-se a Conferência: Sistema Conselhos de Psicologia: o compromisso ético-político o psicólogo e assessor técnico do CREPOP Francisco Valberto. Houve também a Primeira Mesa: pensando a formação em Psicologia, com as conselheiras, bem como a Segunda Mesa de discussão: CREPOP como dispositivo do Sistema Conselhos.
Já no dia 24 de outubro de 9h as 12h houve GT (Grupo de Trabalho) e Encerramento, momento pelo qual refletimos o exposto no dia anterior e refletimos se o CREPOP e as Referências Técnicas fazem parte ou não da nossa formação ou como podem fazer parte da mesma. Na ocasião, dentre tantas falas dos colegas graduandos, discentes e coordenadores, eu mesmo pautei que o CREPOP ainda nos aparece como informação, que também trespassa a formação, mas que exige leitura real e íntegra das Referências e em relação com a prática, sejam estágios ou atividades profissionais, e que eventos formativos com especialistas são válidos para trazer reflexões maiores, ou que possam compor os Projetos Políticos Pedagógicos e Currículos.
A partir das falas diversas, acima, eu reflito que a base da formação profissional é a formação de leitores, ler e reler as obras e referências, na íntegra, não somente ser ouvinte em eventos, e refletir as práticas nos territórios. Exemplifiquei com as Referências Técnicas de atuação com Povos Indígenas, com os quais trabalho no Maranhão, Pará e Tocantins nem sempre coincidem suas pautas gerais ou específicas com particularidades das realidades que encontramos nos territórios, mas que são generalizações rápidas, porém, significativas e de reflexões iniciais. Reconhece-se que é a partir das referências que podemos dialogar, ampliar, fazer as nossas próprias referências e contribuir com o próprio CREPOP e as Políticas Públicas locais, regionais, estaduais e mesmo as nacionais.
Vale ressaltar que, na ocasião reencontrei colegas psis, atualizei contatos com o CRP e o CREPOP, recebi duas Referências Técnicas impressas, anotei referências de estudos. Também dispus exemplares de livro no qual co-autoro, sobre Psicologia Analítica, fruto do nosso grupo de Estudos Junguianos da Universidade Federal de Goiás (UFG), para os coordenadores levarem para suas bibliotecas.
Viva as flores que saem desses eventos do CRP na região, o CREPOP e os colegas participantes que sonham com uma Psicologia comprometida socialmente.