Segundo o dicionário on line da língua portuguesa, egrégora pode ser entendida como uma força espiritual que resulta da soma das energias mentais, físicas e emocionais proveniente de duas ou mais pessoas reunidas em grupo. Ou seja, todo e qualquer grupo social do qual você participa forma uma egrégora e como tal exerce muita influência na sua vida.
Já percebeu como tudo no universo é dinâmico e está sempre em movimento? Pois é! A qualidade dos grupos sociais, seja família, trabalho amizades ou relacionamento íntimo vai ditar o ritmo do nosso caminho de evolução. Nossos relacionamentos nos impulsionam ou nos atrasam, mas nunca são neutros, sem dúvida sempre exercem força sobre nós.
O termo tem origem no grego egrêgorein que significa vigiar/velar e traduz o habito antigo deste povo de reunir pessoas em assembleia para que o juntos pensassem sobre um objetivo específico.
E como já é de costume desta página trazer uma indagação, a de hoje é: Enquanto empreendedora, de que egrégora você tem participado? Você troca experiência com outras mulheres que fazem o que você faz? Tem uma mentora, alguém que já tenha chegado onde você quer chegar?
A associação comercial de Imperatriz, mantem desde 2018 uma egrégora poderosa: o Conselho da mulher empresária (CME) que realizou neste último sábado, dia 21 de outubro o 3° Fórum da mulher empresária que alcançou seu objetivo de promover um ambiente de aprendizado e networking para mulheres que já empreendem ou que desejam iniciar esta jornada. Temas como organização, influência e finanças geraram habilidades essenciais para o desenvolvimento profissional das mulheres de negócio da região.
Dito isto podemos trazer mais um conceito interessante, o de sinergia, que o endereço eletrônico significados.com.br define da seguinte forma:
“Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). É um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes. Representa o estado de dois objetos, ou até mesmo duas pessoas, agindo da mesma forma para atingir um determinado objetivo. ”
Com quem você tem se associado? Tem trabalhado sozinha? A egrégora da qual você faz parte tem te colocado em sinergia?
Você costuma visitar as feiras de negócios?
Ainda sobre eventos, já que eles são realizados através de sinergia e gera nos participantes este movimento impulsionador, vale lembrar que este mês, também aconteceu em nossa cidade o maior evento de divulgação científico do país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio do governo do estado a SNCT possibilitou espaço para disseminar conhecimento, além de informar e conscientizar sobre as conquistas e desafios na ciência e tecnologia.
Nesta mesma linha também cedíamos na cidade o IDEATHON, uma Maratona de empreendedorismo e inovação entre equipes multidisciplinares que teve por objetivo a geração de ideias e possíveis soluções para os desafios propostos. Com a parceria do SEBRAE, aconteceu no IFMA, campus de Imperatriz nos dias 20,21 e 22 deste mês
Quantas oportunidades de fazer parte de egregóras que visam fomentar o empreendedorismo, não é mesmo?
Já dizia Walt Disney: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. E eu complemento com o dito popular que diz que “sozinho você pode ir até mais rápido, mas acompanhado você vai mais longe”.
E você mulher empreendedora, quão longe quer ir? Já decidiu de quais egrégoras quer ser parte? E refletiu sobre a qualidade das egrégoras que já participa? Já sabe quem pode junto com você formar uma sinergia que vai fazer seu negócio fluir?
Desejo movimento, fluidez e muita energia boa para que este último trimestre de ano seja repleto de evolução em sua caminhada profissional e que as egregóras que você compõe lhe preparem para um final de ano de sucesso!
Uma resposta
Perfeito, Li! As “egregoras” trazem a força da energia coletiva ou campo de pensamento que podem influenciar o comportamento, as ações, os pontos de vista…
E quando as pessoas se unem com um propósito comum, seja ele espiritual, criativo, ou de qualquer outra natureza, essa força coletiva transcende o poder individual. Essa energia compartilhada é capaz, até mesmo, de transformar a realidade.
Beijos! Amei!