sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

UFMA Imperatriz tem inscrições abertas para mestrados e doutorado, nas áreas de Educação, Ciências dos Materiais e Saúde da Família

Publicado em 2 de novembro de 2023, às 17:54
Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA – Núcleo de Imperatriz
Imagem: Divulgação DCOM Núcleo de Imperatriz.

O Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está com inscrições abertas para 41 vagas na pós graduação, nos mestrados em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED); de Ciências dos Materiais (PPGCM); Saúde da Família (PPGSF/RENASF) e o doutorado em Ciências dos Materiais (PPGCM). As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 17 para o mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas; cinco para o mestrado e três para o doutorado em Ciências dos Materiais e 16 para o mestrado em Saúde da Família.

Podem se inscrever no processo seletivo do mestrado em Formação Docente de Práticas Educativas graduados em cursos de licenciatura. As vagas para o mestrado em Ciências dos Materiais são destinadas para profissionais graduados em Ciências Naturais; bacharelados em Ciência e Tecnologia; Física; Química ou Engenharias (Materiais, Mecânica, Química, Alimentos, Metalúrgica, Física, Elétrica, Mecatrônica, Minas, Civil, Aeronáutica, Naval, Pesca e Biomédica). Já para o nível de doutorado do mesmo programa podem participar portadores do título de mestre em: Ciências dos Materiais, Engenharia de Materiais, Física, Química ou Engenharias.

O programa de mestrado profissional em Saúde da Família é novo na UFMA Imperatriz e faz parte de uma rede criada pela Fiocruz Ceará. Para o seu processo seletivo podem se inscrever profissionais graduados em cursos superiores na área da saúde.

As linhas de pesquisa do mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas são: 1) Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias na Educação e 2) Pluriculturalidade, Interculturalidade e Práticas Educativas Interdisciplinares. O programa de mestrado e doutorado em Ciências dos Materiais possui as seguintes linhas de pesquisa: 1) Síntese e caracterização de compostos metálicos especiais e 2) Síntese e Caracterização de cristais Orgânicos e Inorgânicos e Materiais Vítreos e Cerâmicos. Já o mestrado em Saúde da Família apresenta duas linhas de pesquisa: 1) Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde da Família e 2) Educação na Saúde e Promoção da Saúde.

Os cursos de mestrado, na modalidade acadêmico e profissional, têm duração regulamentar de 24 meses e o são realizados mediante o cumprimento de disciplinas e atividades obrigatórias e optativas, de acordo com o regimento interno de cada programa. As atividades dos cursos ocorrerão nas dependências do Centro de Ciências de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão. Já o curso de doutorado possui duração máxima de 48 meses, conforme regimento interno do programa.

As inscrições para os processos seletivos são realizados exclusivamente de forma virtual e possuem prazos específicos:

Mestrado em Formação Docente em Práticas Educacionais: até 11 de novembro; mestrado e doutorado em Ciências dos Materiais: até 14 de novembro e o mestrado em Saúde da Família: até 23 de novembro.

É importante estar atento aos documentos solicitados em cada um dos editais, bem como as especificidades dos processos seletivos. Confira os links dos editais:

Mestrado em Ciências dos Materiais

Mestrado em Saúde da Família 

Mestrado em Formação Docente em Práticas Educativas

Doutorado em Ciências dos Materiais 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade