sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Coluna Empreendedorismo Feminino #012 – O Poder das Egrégoras

Publicado em 21 de outubro de 2023, às 6:35
Fonte: Liana Melo – advogada, empreendedora e coach sistêmica.
Illustration of startup business. Imagem: FreePik Premium.

Segundo o dicionário on line da língua portuguesa, egrégora pode ser entendida como uma força espiritual que resulta da soma das energias mentais, físicas e emocionais proveniente de duas ou mais pessoas reunidas em grupo. Ou seja, todo e qualquer grupo social do qual você participa forma uma egrégora e como tal exerce muita influência na sua vida.

Já percebeu como tudo no universo é dinâmico e está sempre em movimento? Pois é! A qualidade dos grupos sócias, seja família, trabalho amizades ou relacionamento íntimo vai ditar o ritmo do nosso caminho de evolução. Nossos relacionamentos nos impulsionam ou nos atrasam, mas nunca são neutros, sem dúvida sempre exercem força sobre nós.

O termo tem origem no grego egrêgorein que significa vigiar/velar e traduz o habito antigo deste povo de reunir pessoas em assembleia para que o povo pensasse sobre um objetivo específico.

E como já é de costume desta página trazer uma indagação, a de hoje é: Enquanto empreendedora, de que egrégora você tem participado? Você troca experiência com outras mulheres que fazem o que você faz? Tem uma mentora, alguém que já tenha chegado onde você quer chegar?

A associação comercial de Imperatriz, mantem desde 2018 uma egrégora poderosa: o Conselho da mulher empresária (CME) que realiza neste sábado, dia 21 de outubro  o 3° Fórum da mulher empresária que tem como objetivo promover um ambiente de aprendizado e networking para mulheres que já empreendem ou que desejam iniciar esta jornada. Temas como organização, influência e finanças vão gerar habilidades essências para o desenvolvimento profissional das mulheres de negócio da região.

Dito isto podemos trazer mais um conceito interessante, o de sinergia, que o endereço eletrônico significados.com.br define da seguinte forma:

Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). É um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes. Representa o estado de dois objetos, ou até mesmo duas pessoas, agindo da mesma forma para atingir um determinado objetivo. ”

Com quem você tem se associado? Tem trabalhado sozinha? A egrégora da qual você faz parte tem te colocado em sinergia?

Você costuma visitar as feiras de negócios?

Ainda sobre eventos, já que eles são realizados através de sinergia e gera nos participantes este movimento impulsionador, vale lembrar que este mês, também aconteceu em nossa cidade o maior evento de divulgação científico do país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio do governo do estado a SNCT possibilitou espaço para disseminar conhecimento, além de informar e conscientizar sobre as conquistas e desafios na ciência e tecnologia.

Nesta mesma linha também inicia-se na cidade o IDEATHON, uma Maratona de empreendedorismo e inovação entre equipes multidisciplinares que tem por objetivo a geração de ideias e possíveis soluções para os desafios propostos. Com a parceria do SEBRAE, a realizar-se no IFMA, campus de Imperatriz nos dias 20,21 e 22 deste mês. E as inscrições são gratuitas.

Quantas oportunidades de fazer parte de egregóras que visam fomentar o empreendedorismo, não é mesmo?

Já dizia Walt Disney: “Você pode sonhar, criar, desenhar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas é necessário ter pessoas para transformar seu sonho em realidade”. E eu complemento com o dito popular que diz que “sozinho você pode ir até mais rápido, mas acompanhado você vai mais longe”.

E você mulher empreendedora, quão longe quer ir? Já decidiu de quais egrégoras quer ser parte? E refletiu sobre a qualidade das egrégoras que já participa?  Já sabe quem pode junto com você formar uma sinergia que vai fazer se negócio fluir?

Desejo movimento, fluidez e muita energia boa para que este último trimestre de ano seja repleto de evolução em sua caminhada profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade