Com o retorno do Programa Alimenta Brasil, modalidade leite, as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pela rede socioassistencial do município, já podem retirar o produto semanalmente no ponto de distribuição do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) leite, de terça a sexta-feira, localizado na Avenida Coronel Manoel Bandeira, Nº 1055, Centro, ao lado do Centro Pop. Objetivo principal é fornecer assistência alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Em uma iniciativa colaborativa entre o Governo Federal, o Governo Estadual e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o programa de apoio às famílias em vulnerabilidade social está ocorrendo de forma efetiva na distribuição de leite em Imperatriz, contando com a logística da secretaria para viabilizar a entrega do alimento diretamente nas mãos dos beneficiários. Para ter direito ao alimento, as famílias precisam estar cadastradas no CadÚnico e apresentar os documentos de RG, NIS e comprovante de endereço para atualização cadastral.
Os esforços coordenados entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o governo do Maranhão resultaram na retomada dos serviços municipais do PAA leite. O secretário da Sedes, Dorielton Xavier, expressou profunda gratidão ao secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, Paulo Casé, e ao governador Carlos Brandão pela colaboração e empenho nesse processo. “Essa parceria demonstra o comprometimento de todos os envolvidos em buscar soluções efetivas para promover o desenvolvimento social no estado. A retomada dos serviços municipais é um passo importante rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva, beneficiando diretamente a população de Imperatriz”.
Nesse primeiro momento as famílias que se cadastraram até janeiro deste ano, receberão durante essa semana o alimento, como explica o coordenador do Programa de Aquisição Alimentar (PAA) leite, Odair Lima. “Recebemos mil e quinhentos litros de leite e com a distribuição de dois litros por família, setecentas e cinquenta delas serão beneficiadas. Nosso atendimento inicial é voltado ao público de baixa renda que foram cadastradas em janeiro deste ano. Novos cadastros serão realizados daqui a três meses, após triagem dos perfis”.