sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Fundada a Academia de Ciências, Letras e Artes da cidade de João Lisboa

Publicado em 4 de junho de 2023, às 10:56
Imagem cedida pelo autor, que se responsabiliza pelos direitos autorais da mesma.

Por: João Marcos – Jornalista e escritor.

No sábado, dia 20 de maio de 2023, em João Lisboa, foi realizada a sessão solene de fundação da Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa (ACLAJOL) e a posse de 29 membros Efetivos, 8 membros Correspondentes, e 5 membros Honorários. O evento aconteceu no Complexo Poliesportivo Zuza, no bairro Cidade Nova.

A cerimônia foi conduzida por Jucey Santana, presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA). “Nasceu mais uma Academia de Letras e Artes no Maranhão, na cidade de João Lisboa, que completa 44 academias afiliadas na Federação das Academias do Maranhão. Com certeza já nasceu grande e vai ter grande sucesso na sociedade joão-lisboense,” destaca.

A presidente da ACLAJOL, Maria Natividade Silva Rodrigues, ressaltou que esta é a primeira Academia de Ciências, Letras e Artes da região tocantina, que tem como um dos propósitos a divulgação da literatura principalmente os autores locais. “E tudo isso fica claro quando nós fizemos a escolha de patronos e patronos que fossem locais, regionais e ou, estaduais. Com intuito de conhecer, reconhecer e fortalecer a identidade da nossa região, e principalmente dos atores que construíram a história dos municípios da abrangência da ACLAJOL. Isso é fazer literatura ligada à vida das pessoas,” destaca.

A solenidade também contou com a presença dos imortais Cesar Brito (Secretário da FALMA e Presidente da Sociedade de Cultura Latina – MA – SCLMA e membro do Instituto Geográfico e Histórico de Viana – IHGV – Viana), Raimundo Trajano Neto (Presidente da Academia de Letras de Imperatriz- AIL), Maura Luza Frazão (Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares – AMCLAM),na ocasião representando o seu presidente, o coronel Carlos Furtado, ), Hilton César Neves da Silva e Gerleinice Marinho (Presidente e Vice Presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Presidente Vargas – ACLAPREV), Rosa Soraida (Academia Grajauense de Letras e Artes – AGLA), Jonilson Bogéa, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM).  Lucilea Gonçalves (Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Pastor Paulo Sérgio-Secretário de Estado da Região Tocantina, do representando Prefeito de João Lisboa, o secretário de Cultura, Caio César.

OBJETIVO DA ENTIDADE – A ACLAJOL visa o desenvolvimento da cultura local e regional, de inserção social, valorização, difusão e incentivo às ciências, letras e artes na Região Tocantina e a partir de sua fundação passou-se chamar de Casa Sálvio Dino, em homenagem seu legado como político, escritor e prefeito da cidade de João Lisboa. E todo trabalho da ACLAJOL, terá como aliados, seus membros correspondentes, escritores e escritoras publicados e respeitados no mundo científico, literário e artístico no Maranhão, Brasil e África. Além dos seus membros honorários, conhecidos na região por fazer e divulgar cultura e projetos ligados ao bem da sociedade.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ACLAJOL, visite a página oficial no Instagram: @aclajol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade