Na manhã dessa quinta-feira (18), representantes da UFMA e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) se reuniram com autoridades do Município de Grajaú para firmar parceria que garante a implementação da Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI). Na oportunidade, foram traçadas as principais diretrizes para o início dos trabalhos, com destaque para o oferecimento de atividades pedagógicas, físicas e culturais, além de ações que reforcem as potencialidades da região.
Durante a reunião, ficou definido que as áreas de botânica, educação física e astronomia serão os eixos da primeira fase do projeto, o qual terá início a partir da criação de um Grupo de Trabalho, que atuará na elaboração de cronograma do processo seletivo de ingresso na UNITI e tratará da resolução de questões administrativas.
A seleção dos alunos será realizada por critérios estabelecidos em edital, que contemplará todas as atividades oferecidas pela Universidade.
O coordenador geral da UNITI, Marcos Moura, ressalta a relevância do projeto para a comunidade de Grajaú. “A implantação da UNITI em Grajaú vai impactar de maneira significativa não somente o município, mas toda a região. Irá permitir que as pessoas idosas no entorno, tenham acesso à educação, e ao ambiente formal de ensino que é a universidade, além possibilitar a inclusão nas mais diversas formas. Estamos falando de inclusão na educação, no meio digital, além da inclusão cultural desses idosos e idosas dentro desse processo de formação. Outro impacto que temos, é voltado não somente para as pessoas, não somente pra sociedade, mas para a própria Universidade, pois aprendemos também com essa troca de saberes tradicionais que esse público que tem muito a oferecer”.
A organizadora da proposta de implementação da UNITI em Grajaú, a professora Danielly Gaspar, reforça o viés inclusivo do projeto: “A UNITI em Grajaú vai ser de fundamental importância, pois vai trazer mais oportunidades de educação e vai abranger um grupo que, na maioria das vezes é esquecido, no caso, a população idosa. Vamos oferecer qualidade de vida, preparação para enfrentar as dificuldades do nosso tempo e maior acesso à informação e conhecimento, que facilita muito a vida, modifica nossa forma de ver o mundo e traz mais qualidade de vida”.
PRESENÇAS – A reunião contou com as seguintes presenças:
Marcos Fábio – Vice-reitor
Mercial Lima de Arruda – Prefeito de Grajaú
Aluisio José Fernandes Júnior – Diretor do DDGR
Daniely Gaspar – Vice-Diretora do CCGR
Zefinha Bentivi – Pró-reitora da PROEC
Lucia Ferreira – Assistente Social da UNITI
Marly Abdalla – Coordenadora da UNITI de São Luís
Hortência Maciel Gago Araújo – Coordenadora Pedagógica da UNITI de São Luís
Marcos Moura – Coordenador Geral da UNITI
Elany Jorge – Presidente da Câmara de Vereadores de Grajau
Flávio Henrique Santo – Secretário de Administração e Planejamento de Grajaú
SOBRE A UNITI – A Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) possui 27 anos de implementação em São Luís. É um projeto realizado através das parcerias da Universidades Federal com o Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (IPREV) e com o Serviço Social do Comercio – SESC, que tem como intuito proporcionar à pessoa idosa, integração, e preparação para uma velhice digna e prazerosa, sendo hoje referência para a criação de outras Universidades da Terceira Idade no Estado do Maranhão. Atualmente, possui cerca de 500 alunos, regulares e egressos.
Em São Luís, oferece atividades como: geriatria; gerontologia; yoga; reeducação alimentar; hidroginástica; turismo e lazer; oficina de usounde smartphone; atividades culturais como o Boi e Coral além do programa de rádio na 106,9 FM.