segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Coluna 19 – Ficcionário: Explicando Fandom, Fanfiction, Canon, Fanon e Headcanon

Publicado em 28 de fevereiro de 2023, às 14:23

Se você não é do mundo literário, mas se conhece alguém que é leitor, ou se você é um leitor iniciante, já deve ter ouvido falar de algumas palavras bem estranhas para quem não consome esse tipo de conteúdo. Palavras como “canon” ou “fandom” costumam ser bastante comuns no vocabulário de leitores e fãs. Então, nesta coluna, explicaremos as definições e diferenças entre algumas expressões literárias como “fandom”, “fanfiction”, “canon”, “fanon” e “headcanon”.

Vamos começar explicando um termo bastante popular, não somente na literatura: o fandom. A palavra é o diminutivo da expressão em inglês “fan kingdom” que significa “reino dos fãs”, traduzido. Se refere a um grupo de pessoas que são fãs de terminado assunto, como livros, séries, filmes, HQ´s, times esportivos, artistas ou qualquer outra coisa que gostem e compartilham. Basicamente: é um grupo de fãs.

Muitas vezes, fandoms específicos acabam recebendo nomes próprios para se referirem a si mesmos. Às vezes, esse nome é dado pelos próprios fãs ou então acaba sendo criado pelos autores ou artistas, como por exemplo, os “Potterheads” (fãs de Harry Potter), ou “Directioners” (fãs da banda britânica One Direction). Além disso, um fandom também pode se dividir em outros sub-fandoms, criando, por exemplo, fandoms dedicados a casais de determinadas obras ou mesmo entre celebridades. Como exemplos, temos os famosos fandoms “Delena” (fãs que torciam pelo casal Elena e Damon) e “Stelena” (fãs que torciam pelo casal Elena e Stefan), ambos derivados da série “Diários de um Vampiro”.

Outra expressão muito presente no meio literário, é “fanfic”, que é a abreviação de “fanfiction”, que significa “ficção de fã”. Basicamente, as fanfics são histórias feitas por fãs inspiradas em obras famosas, usando como pano de fundo personagens e cenários da ficção. Ou seja, é uma nova história criada a partir de uma narrativa já existente. De exemplos famosos e que viraram queridinhos dos fãs temos “50 Tons de Cinza” e “After”, ambos originalmente fanfictions de “Crepúsculo” e “One Direction”, respectivamente. Por conta de direitos autorais, as autoras precisaram trocar os nomes dos personagens para publicarem os livros como obras originais. Alguns sites famosos por publicarem fanfictions são Wattpad, Nyah!Fanction e Social Spirit.

Um dos termos mais usados pelos fandoms é a palavra “canon”, que nada mais é do que qualquer material oficial de uma obra de ficção, como os livros ou narrativa original, o próprio autor, ou fontes oficiais, como sites. Muitas vezes, principalmente na internet, vemos essa expressão sendo usada em memes nas redes sociais, fazendo alusão à comportamentos que personagens fariam se determinada cena realmente acontecesse na trama, mas de forma irônica, já que a palavra se refere a informações oficiais.

Por exemplo, em 2007, no Carnegie Hall, durante a premiére de divulgação do livro “Harry Potter e As Relíquias da Morte”, a autora J.K. Rowling revelou em entrevista que “Alvo Dumbledore é gay”. A partir desse momento, a informação se tornou canon no fandom de Harry Potter, apesar de não estar escrita nos livros, pois foi um fato divulgado pela própria autora. Recentemente, no filme “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”, essa informação deixou de ser apenas citações da autora dadas em entrevistas, para ganhar vida nas telas em uma obra original.

Outra palavra que pode ser confundida com canon tanto na pronúncia, como no seu sentido, é a expressão “fanon“. O termo se refere a qualquer elemento que é amplamente aceito pelos fandoms como “verídico”, embora não seja oficial. Um exemplo muito famoso de fanon é o nome dado ao grupo de amigos Tiago Potter, Sirius Black, Remo Lupin e Pedro Pettigrew, muito conhecidos como “Os Marotos”. O que pouca gente sabe é que o grupo de amigos nunca teve um nome de fato, tendo o nome “Os Marotos” surgido do fato canônico dos livros de que eles são os criadores do “Mapa do Maroto”. O nome foi uma criação dos fãs que de, tão falado e repercutido, acabou se tornando “oficial” dentro do fandom, embora não canonicamente, eles eram nomeados assim… até recentemente quando o site oficial de Harry Potter, Pottermore, fez dois artigos se referindo a eles como Os Marotos, tornando-o canon.

Diferente do fanon, o headcanon é uma teoria ou informação que não é amplamente aceita pelo fandom e que normalmente só faz sentido dentro da “cabeça” de um fã ou de uma pequena parcela dos fãs. Por exemplo, na popular saga de fantasia “Acotar”, temos um headcanon polêmico que envolve a personagem Elain, irmã da protagonista, Feyre. Nessa teoria, os fãs acreditam que Elain irá se tornar uma vilã em determinado momento de livros futuros. Esses fãs se baseiam em alguns fatos isolados que foram revelados sobre a personagem, além da ideia de que a autora Sarah J Maas tem mente algum tipo de plano para ela no futuro da saga. Esse headcanon também é polêmico porque envolve os personagens Azriel e Lucien, que causam grande burburinho entre o fandom dos shippers. Porém, tudo não passa de especulação de grupos isolados do fandom de Acotar. O headcanon, em suma, pode ser resumido como o meme “fonte: vozes da sua cabeça”.

Resumindo:

Fanfic são obras feitas por fãs tendo como pano de fundo uma obra de ficção famosa. Fandom é o nome dado a um grupo de fãs de determinada obra ou assunto.Canon são informações oficiais da obra, encontradas em fontes oficiais: livros, autores ou sites originais. Fanonsão informações que o fandom toma como oficial embora, não seja canon. Headcanon  são teorias da conspiração que fazem sentido na cabeça do fã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade