Durante os próximos 2 (dois) meses, o Região Tocantina contará com a colaboração dos estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As publicações são frutos das atividades realizadas nas disciplinas de Jornalismo Especializado I e II quando os estudantes desenvolveram materiais jornalísticos segmentados colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A professora Nícia de Oliveira destaca que a parceria ajuda no processo de construção do profissional. “Essas relações estimulam os estudantes e dão uma noção real da atuação no mercado jornalístico. É, também, uma forma de compartilhar com a sociedade o que a universidade tem produzido, diminuindo as barreiras e contribuindo para o desenvolvimento do jornalismo em nossa região”, declara.
As produções são de estudantes que estão na reta final do curso, proporcionando a experiência de situações vivenciadas nas redações. “Ter a experiência de produzir uma matéria que será publicada em um veículo real é importante para a nossa formação, até porque não são todos os alunos que possuem experiência em redação. Isso é um diferencial em nossa formação e nos ajuda a preparar um portfólio para quando ingressarmos de vez no mercado”, afirmou a acadêmica Verônica Amaral.
O site de notícias Região Tocantina, desde sua criação em 2020, se coloca como um veículo aberto para a produção independente e acadêmica, entendendo a pluralidade do jornalismo e respeitando os aspectos regionais. “O site Região Tocantina é um espaço para a publicação de notícias, reportagens, entrevistas e artigos, autorais e de colaboradores, sejam eles pessoas físicas ou assessorias de comunicação/imprensa. O seu foco é sempre publicar boas notícias, preferencialmente do Maranhão, Pará ou Tocantins. Este projeto de publicação dos alunos da UFT, efetivado pela professora Nícia de Oliveira, nos dá a possibilidade de ampliarmos o conteúdo do site e ainda de ser uma janela para os futuros profissionais do jornalismo da região”, enfatizou o criador e editor-geral do site, professor Marcos Fábio Belo Matos.
Jornalismo – UFT
O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins foi criado em 1996, por meio do Decreto n° 332/96, do Governo do Estado do Tocantins, na então Universidade do Tocantins (Unitins). Com a criação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em convênio assinado entre o Governo do Estado, a Unitins e o Governo Federal, o curso de Comunicação Social e os demais cursos de graduação oferecidos pela Unitins foram transferidos para a UFT, passando por reestruturação de seus Projetos Pedagógicos. O curso foi recredenciado em agosto de 2005 pelo Conselho de Educação Superior – Inep/MEC. Com a instituição das Novas Diretrizes Curriculares, em 2013, o curso de Jornalismo passou a constituir graduação dissociada da grande área da Comunicação Social, sendo assim necessário a reestruturação da concepção do curso e matriz curricular. Hoje, o curso oferece 80 vagas por ano.