A entrevista de hoje é com o padre Ernane dos Santos Conceição, paraense que reside no povoado Bom Lugar, na Cidade de João Lisboa-MA. Ele é formado em Teologia e Filosofia, Contador de Histórias e Bibliotecário, professor e padre da Igreja Vétero Católica Arcebispado São Paulo Apóstolo e Padre da Paróquia Santa Mãe e Padre Cícero Romão do Povoado Bom Lugar. Também é escritor e poeta. Mas, além de tudo isso, Padre Ernane é o criador e hoje responsável pela Biblioteca Comunitária Incentiva e Espaço Cultural Cultive, ambos localizados no povoado Bom Lugar. Com muita obstinação e buscando apoios de todos os lados, as ações da biblioteca vão mudando a vida das pessoas que a frequentam, como ele conta logo a seguir. Vale a leitura.
Região Tocantina – Como surgiu o projeto “Biblioteca Incentiva”?
Padre Ernane – Surgiu de uma necessidade, pois na comunidade não tínhamos nenhuma fonte de pesquisa, nem Biblioteca e tão pouco internet, os alunos se deslocavam do povoado Bom Lugar até a sede João Lisboa, para estudar na escola do ensino médio, aonde muitas vezes íamos até a única Biblioteca Pública, a qual por conta do horário se encontrava fechada, aí veio a ideia de convidar os jovens e toda a comunidade para construirmos uma Biblioteca.
Região Tocantina – Você recebe algum tipo de apoio para manter o projeto?
Padre Ernane – Sim. Atualmente fechamos uma parceria com um Instituto da Suíça, que passou a patrocinar projetos desenvolvidos na Biblioteca, e também temos pessoas que ajudam a manter a internet e a energia.
Região Tocantina – Além da Biblioteca, quais ações estão ligadas ao projeto?
Padre Ernane – Temos o Curso de Redação, que prepara os jovens para o vestibular. A escolinha de futebol, que tem o apoio e patrocínio do escritor Aloisio Júnior de Belo Horizonte e da Escolinha de Futebol de Luís. Temos o projeto ABEELHA, que trabalha com senhoras da comunidade para elas terem uma fonte de renda através do artesanato, onde todo o material é fornecido gratuitamente. Temos o concurso literário Ângelo Natanael, promovido pelo Chá da vida, de Vitória de Santo Antão-PE.
Região Tocantina – Você pode relatar alguns resultados positivos que o projeto já trouxe?
Padre Ernane – Temos o jovem Laércio, que hoje é professor graças ao trabalho da Biblioteca, temos jovens que estão cursando Direito e outros exemplos de senhoras que finalizaram o ensino médio depois de muito tempo sem frequentar a escola. Todas essas pessoas e tantas outras têm o incentivo e apoio total da Biblioteca.
Região Tocantina – Quais os planos para o futuro da Biblioteca Incentiva?
Padre Ernane – O segundo concurso literário, que vai ampliar o número de participantes de 10 para 40 crianças. Publicar um livro de poesia com crianças da comunidade. Receber 40 escritores, todos os anos, para ações de incentivo à leitura e à cultura. Aproximar as academias de letras e seus escritores das pequenas comunidades da zona rural.
Região Tocantina – A biblioteca mudou a vida da comunidade?
Padre Ernane – Sim. O grande número de jovens que se formaram em diversas áreas e estão se formando é um exemplo de que a leitura e a educação são uma fonte inesgotável que jamais irá secar. Mulheres empoderadas, que estão se formando e realizando seus sonhos, são um exemplo de que, sim, é possível realizar sonho, “pois sonho que se sonha juntos se torna realidade” .
Uma resposta
…Transformando vidas…