O livro “200 anos da imprensa no Maranhão – Vol 01 (O campo histórico)” foi lançado, no último dia 27 de julho, no Palacete Gentil Braga, da Ufma.
A obra é organizada pelos professores Marcos Fábio Belo Matos, Roseane Arcanjo Pinheiro e Roni César de Araújo. Os dois primeiros são docentes do Curso de Jornalismo da Ufma Imperatriz e o professor Roni é lotado no Centro de Grajaú.
Com 14 artigos, que abordam o campo da historiografia e os diversos formatos de mídia/imprensa, o livro faz parte das comemorações da Ufma pelo bicentenário da imprensa maranhense. “Fizemos, em 2021, uma série de eventos alusivos aos 200 anos da imprensa: documentário, podcast, longform, webstore e a medalha dos 200 anos. Faltava uma ação acadêmica para fechar essas ações. E o livro veio nesse propósito”, explica o professor Marcos Fábio.
O livro está organizado em dois volumes. O primeiro volume está centrado em artigos sobre o campo específico da história e o volume 02 abordará “O valor social da imprensa”, com textos vinculados a áreas limítrofes da imprensa. “O volume 02 deverá ser lançado em março ou abril de 2023”, afirma Marcos Fábio.
AMPLITUDE – Sobre a importância da obra, a professora Roseane Pinheiro avalia que a imprensa do Maranhão merecia um registro: “Trata-se uma referência acadêmica para celebrar os 200 anos da imprensa maranhense, território que foi um dos primeiros a ter jornais impressos no Brasil. Reúne um conjunto de artigos que mostra o empenho dos pesquisadores para captar muitos aspectos do desenvolvimento da imprensa”, analisa.
Já para o professor Roni César, a história da imprensa está vinculada à história mesma do estado: “Esse trabalho lança luz sobre a própria História do Maranhão. Uma História que pulsa viva por meio da imprensa. 200 anos de Imprensa é ao mesmo tempo 200 anos de História. E, em termos de historiografia, temos a certeza que a obra em si extrapola o limite temporal do 200 anos. Ela servirá de base para tantos pesquisadores e amantes de História que virão depois!”, avalia.
EBOOK– A tiragem impressa do Volume 01 já está esgotada. Os organizadores da obra trabalham com a divulgação, a partir de agosto, de um ebook, para ser distribuído no site da UFMA, de forma gratuita. Tanto o livro impresso quanto o ebook foram produzidos pela Editora da Ufma – Edufma.
Neste volume 01, estão presentes textos de autores da Ufma, Uema, UFT, UFRJ, PUC-RS, dentre outras instituições.