sexta-feira, 22 de março de 2024

ESCRITOR MARANHENSE TEM OBRA ANALISADA EM MESTRADO NA UEMA

Publicado em 27 de julho de 2022, às 11:30
Fonte: Da Redação
Evandro Abreu procurou, na sua dissertação, valorizar a literatura maranhense atual. Imagem: Evandro Abreu

O jornalista, escritor e professor, Marcos Fábio Belo Matos, teve sua obra “Crônicas de Menino”, publicada em 2004, analisada em um trabalho de pesquisa, no Programa de Pós-graduação em Letras- Mestrado acadêmico em Letras, com ênfase em Teoria Literária. A banca foi realizada no dia 28 de junho.

A dissertação “Literatura Infantojuvenil e Memória: uma análise das reminiscências infantis na obra Crônicas de Menino de Marcos Fábio Belo Matos” foi produzida pelo mestrando Evandro Abreu Figueiredo Filho e teve como banca de avaliação os professores: Profa. Dra. Solange Santana Guimarães Morais (orientadora); Profa. Dra. Andrea Teresa Martins Lobato e Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho.

O livro analisado é fruto da coleção de memórias infantis do autor. Imagem: Evandro Abreu

Segundo Evandro Abreu, que é professor de Literatura Maranhense no Uniceuma, a escolha de um autor maranhense se deu pelo fato de ele perceber a falta de divulgação das obras nos variados canais de comunicação e a desvalorização que os autores contemporâneos do estado sofrem no dia a dia. “Creio que a nossa dissertação será mais uma fonte de pesquisa para essa divulgação”, explicou.

Para ele, trabalhar com este tema trouxe a constatação da riqueza da literatura estadual: “A principal conclusão que a pesquisa nos trouxe foi a comprovação da riqueza da Literatura gonçalvina. Esta, rica em todos os aspectos, possui nuances, particularidades, implícitas e explícitas, que precisam ser desvendadas e divulgadas cada vez mais tanto no Maranhão quanto em todos os estados do nosso país e até mesmo em outras nações, porque histórias e competentes autores temos bastante”, enfatizou.

Já para o autor analisado, esta iniciativa abre uma grande perspectiva de divulgação da literatura maranhense: “Não deixa de ser uma satisfação pessoal ter uma obra nossa analisada em um trabalho de fôlego como é uma dissertação. Mas o mais importante mesmo é saber que os programas de pós-graduação estão lançando luzes sobre a literatura feita no Maranhão e na contemporaneidade. Isso é muito importante para o trabalho de divulgação da literatura que se faz aqui”, afirmou.

A dissertação será disponibilizada para leitura e pesquisa após os ajustes pedidos pela banca e entrega final à biblioteca da Uema.

CRÔNICAS DE MENINO – O Livro Crônicas de Menino faz um resgate da infância de Marcos Fábio, autor nascido em Bacabal-MA, por meio das memórias resgatadas a partir de acontecimentos do cotidiano. Família, brincadeiras, religiosidade, o primeiro amor, o ambiente da cidade pequena estão descritos na forma de crônicas, acompanhadas de desenhos da escritora Aline Piauilino.
O livro ganhou o Edital do 1º. Prêmio BNB de Cultura-Nordeste, em 2013 e foi publicado em 2014.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade