quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Covid-19 e Dengue: especialista orienta como distinguir os sintomas

Publicado em 5 de fevereiro de 2022, às 11:58
Elevação da temperatura corporal é a principal semelhança, mas é preciso atenção às dores nas juntas e sinais gripais
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Pitágoras
Imagem fornecida pela assessoria.

Sintomas de febre, cansaço ou mal-estar: são sinais de dengue, ou Covid-19? A sociedade está vivendo um período pandêmico, causado pelo coronavírus. Ao mesmo tempo, o período chuvoso em Imperatriz, aliado ao calor excessivo, exige cuidados para o aparecimento de casos de dengue. Os sintomas podem ser confundidos, e é preciso atenção para distingui-los.

A coordenadora do curso de enfermagem da faculdade Pitágoras, Bruna Vasconcelos, diz que a febre é o principal motivo da ‘confusão’, pois ela é comum em todas as doenças citadas. “É comum que o paciente, ao passar mal, já associe os sintomas da dengue com os da covid-19, a febre é o sintoma comum nos contaminados, podendo gerar dúvidas nos pacientes”, explica.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A orientação é observar algumas condições do corpo, que podem ser divergentes de uma doença para a outra. “Na maioria dos casos, os sintomas da dengue duram até dez dias, dores no corpo e nas juntas são características marcantes. Mas a fraqueza e mal-estar podem permanecer por algumas semanas”, comenta.

A docente acrescenta que é importante observar os sinais respiratórios e gripais. “A dor de garganta, congestão nasal, coriza etc., são comuns na Covid-19, mas isso não é frequente nas arboviroses”, explica. Os principais sinais de alarme em relação ao coronavírus, são o cansaço, a falta de ar e a piora dos sintomas. “Então, se existe uma evolução destes sintomas ao longo dos dias, deve-se procurar um pronto-atendimento o mais rápido possível”, orienta.

O estado do Maranhão em 2021, registrou 49,32% a menos de dengue quando comparado ao ano anterior. No total, foram 1298 casos confirmados da doença no ano passado. Mas, no final de 2021, quando 94% dos 217 municípios realizaram o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti( LIRAa), o resultado foi de alta para 33 municípios. Por isso, fique atento às dicas para evitar a proliferação do mosquito:

Vire garrafas, baldes e vasilhas para não acumularem água.

Coloque areia nos pratos e vasos de plantas.

Feche bem os sacos e lixo.

Guarde os pneus em locais cobertos.

Tampe bem a caixa-d´água.

Limpe as calhas.

Sobre a Kroton


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse aqui.

Sobre a Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. 

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Faculdade Pitágoras o Blog Pitágoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: