sexta-feira, 22 de março de 2024

Dia Nacional do Farmacêutico: conheça o mercado e a área de atuação desse profissional 

Publicado em 20 de janeiro de 2022, às 14:18
Fonte: Assessoria – Faculdade Pitágoras

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Nacional do Farmacêutico. Pertencente a área da saúde, a profissão vem crescendo cada vez mais. Segundo pesquisa da Educa Insights e divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), a graduação em Farmácia está entre os seis dos 15 cursos mais buscados pelos estudantes. 

De acordo com o farmacêutico e professor do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Bruno Marinho, a pandemia trouxe mais visibilidade aos cursos da saúde. “O farmacêutico já é protagonista na saúde em geral, mas no combate à pandemia, nós fomos importantes no diagnóstico, notificações, tratamento, acompanhamento, distribuição e produção de insumos e medicamentos”, destaca.

O especialista ressalta a importância da assistência farmacêutica para a população no cenário pandêmico. “Esse trabalho resultou na contribuição para salvar muitas vidas, entre outras funções que fazem parte das nossas atribuições. Nos momentos mais difíceis os grandes profissionais prevalecem, a profissão cresceu, se tornou mais conhecida e com certeza será mais valorizada”, pontua.

Sobre as oportunidades de carreira, o professor conta que de acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. “Hoje, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades”, acrescenta.

Em relação à remuneração e jornada de trabalho, o professor conta que o profissional Farmacêutico no Maranhão tem como salário base, o valor de R$ 2.731,53 desde 2019. “A previsão é para aumento salarial nos próximos meses, sendo o menor valor que este poderá receber, segundo o sindicato da categoria no estado, com a carga horária estabelecida pelo acordo com a empresa. Claro, que quanto mais este profissional se capacitar, mais a possiblidade de aumento salarial. A profissão tem a possibilidade de trabalhar em mais de um lugar, aumentando a sua carga horária e consequentemente a remuneração”, complementa.

Para trazer mais informações, o especialista listou três pontos superinteressantes sobre a profissão.

A profissão é indispensável

A presença do profissional farmacêutico é obrigatória em inúmeros estabelecimentos como indústrias, laboratórios, farmácias comerciais e de manipulação, assim como em hospitais e outras áreas de grande importância para a saúde.

Empregabilidade e crescimento

O mercado da indústria farmacêutica vem passando por um processo de internacionalização de suas operações, ou seja, as grandes multinacionais passaram a investir em outros países além de suas sedes centrais. Em 2019, a revista Forbes destacou que o setor estava entre os 10 mais lucrativos do mundo. Além disso, segundo um levantamento realizado pela empresa IQVIA, o Brasil é o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, atrás dos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e da França.

Ensino e Pesquisa

O setor farmacêutico é um dos que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. E a pesquisa, principalmente aqui no Brasil, está muitas vezes vinculada à docência. Aliar sala de aula e projetos científicos promove integração, desenvolvimento e avanços na ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade