terça-feira, 30 de novembro de 2021

Banda imperatrizense de rock grava EP

Publicado em 22 de outubro de 2021, às 10:12
Fonte: Redação – Hérika de Almeida

No mês de setembro, a banda Balzakians gravou o primeiro extended play (EP), um disco de 5 faixa autorais com o objetivo de divulgar o trabalho da banda. Para quem aprecia o som musical de bandas nova-iorquinas, como The Strokes e Interpol, a Balzakians busca inspiração nos trabalhos dessas bandas, incluindo o post-punk do Joy Division.

Com a formação consolidada em 2021, a Balzakians é constituída pelo vocalista Arthan Gregory, baixista Jaime Plucky, guitarristas e backing vocals Marlon Cazais e Gil Gilmar e pelo baterista João Lino. A banda tenta alcançar o cenário musical alternativo com riffs de guitarra contagiantes, linhas de baixo pulsantes, bateria marcante e vocais notáveis.

Após a gravação das primeiras músicas, a Balzakians planeja participar dos principais festivais locais e organizar os próprios eventos com bandas parceiras, visando fomentar e divulgar a cena local do rock e da vertente alternativa. A expectativa dos músicos é entre os meses de dezembro e janeiro lançar o single “Lost in Translation”, inspirado no filme homônimo da diretora Sofia Coppola e posteriormente, o EP.

A semente da Balzakians foi plantada quando o guitarrista Gil Gilmar mudou de cidade, saiu de Imperatriz para a cidade de Tucuruí – PA, no final de 2018. Durante cinco anos ele fez parte da banda Dead Jack e, por isso, sentiu a necessidade de resgatar essa paixão musical. “No ócio de ficar sem tocar, ensaiar numa banda que já tinha essa rotina e um público consolidado, bebendo de fontes inspiradoras com raízes no post-punk revival, surgiram os primeiros riffs e letras. Esse formato de composições foi apresentado por mim para o que era a formação de amigos e parceiros que eu tinha deixado da Dead Jack e todos endossaram e embarcaram no projeto”, descreveu.

Sobre a origem do nome da banda, o guitarrista revela que existe uma referência com a idade dos membros. “Inicialmente, como a formação da banda tinha apenas integrantes com idade entre os 30 e 40 anos, o nome escolhido para banda foi Balzakians, termo inerente à expressão balzaquiana e que surgiu após a publicação do livro A Mulher de Trinta Anos (1831-32), escrita pelo francês Honoré de Balzac. Tal expressão se refere às mulheres com idade próxima à casa dos 30 anos e, mais recentemente, também às mulheres de até 40 anos de idade”, esclareceu.

Gil Gilmar explica ainda que desde a formação da banda, surgiram várias composições. Entretanto, foram selecionadas e ensaiadas apenas as letras que faziam sentido para a banda e que possuíam uma ligação temática e sentimental. De modo geral, as canções consistem em descrever desilusões amorosas, questionamentos internos, a fuga da rotina maçante e até mesmo mencionar histórias de romance incomuns.

APRESENTAÇÕES CONFIRMADAS

Volume Festival – Dia 14/11/2021 (Rancho da Vila)

Dead Melquíades – 18/12/2021 (Celebrare Eventos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: