quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Ministro da Educação anuncia criação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense

Publicado em 21 de outubro de 2021, às 12:06
A Ufama será criada a partir dos campi da Ufma localizados em Imperatriz, Grajaú e Balsas.
Fonte: Redação – Nícia de Oliveira

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (20), a criação de cinco universidades federais e seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes). A Universidade Federal da Amazônia Maranhense (Ufama) está entre as instituições aprovadas para criação. A nova universidade é pensada a partir do desmembramento dos campi da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) localizados em Imperatriz, Grajaú e Balsas.

Apesar do anúncio de ontem, a criação das instituições precisam ser confirmada pelo Congresso Nacional, por meio de aprovação de projeto de lei com esse fim. No Senado Federal já existe um Projeto de Lei, de autoria do senador Roberto Rocha (PSDB), em tramitação que defende a criação de uma nova universidade federal no Maranhão. O senador é visto como o principal articulador junto ao Executivo Federal para a criação da Ufama.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelo movimento que apoia e articula a criação da nova instituição. Para o vice-reitor da Ufma e apoiador da causa, professor Marcos Fábio Belo Matos, o anúncio é fruto do trabalho e do desejo coletivo. “Desde que soubemos que o senador Roberto Rocha estava trabalhando em prol dessa nova universidade, tratamos de nos organizar, de fomentar a divulgação desta iniciativa e fomos acompanhando o desenrolar deste processo, que esperamos que possa acontecer até o fim deste ano, com a publicação no Diário Oficial da União. Estamos com grande expectativa de que isso ocorra” disse o professor.

Em setembro de 2020, o Conselho Universitário da Ufma (Consun) aprovou uma moção de apoio à proposta de constituição e implantação de uma nova Universidade Federal para o Maranhão, o que na prática significou a oficialização do posicionamento favorável da Ufma à proposta de ampliação do Ensino Superior no Maranhão feita pelo vice-reitor. “A moção de apoio da Ufma foi uma medida fundamental, porque a universidade, para ser criada, precisará ser desmembrada dos campi da Ufma de Imperatriz, Grajaú e Balsas. E receberá a estrutura que já existe nesses locais. Desde o início deste processo, é preciso dizer, a gestão superior da Ufma, representada pelo reitor Natalino Salgado, se colocou favorável a essa criação”, relembrou Marcos Fábio.

Na semana passada, mais de 50 entidades representativas dos municípios de Imperatriz, Grajaú e Balsas, juntamente com a Comissão Executiva do Movimento Nova Federal Maranhão, realizaram um abaixo-assinado que defende a criação da Ufama. O documento foi enviado por e-mail para todos os senadores e deputados federais da bancada maranhense e ainda para vereadores de Imperatriz, Grajaú e Balsas, com a intenção de buscar apoio legislativo para o projeto.

Audiência Pública

Em Imperatriz está agendada para amanhã (22), às 14h, uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir as potencialidades da criação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense. A convocação é uma proposta dos vereadores Fabio Hernandez (PP) e Ricardo Seidel (PSD). A comunidade pode acompanhar a audiência no local ou de forma remota por meio do nosso instagram (@noticiasregiaotocantina).

A proposta é um desejo antigo da comunidade acadêmica e sociedade em geral, desde os anos 90, das regiões sul-sudoeste do Maranhão por autonomia. Para fortalecer esta luta, docentes, técnicos e coordenadores de diversos cursos e campus organizaram o Movimento Nova Federal do Maranhão, que é um projeto apartidário e de luta, criado em 20 de julho de 2020, com formação de comissões para pesquisas e levantamentos de documentos e legislações, comissões políticas e de comunicação, bem como ações para cobrar e/ou apoiar projetos que atendam toda a comunidade acadêmica. Entidades da sociedade civil também apoiam o movimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: