sexta-feira, 26 de abril de 2024

Revista Outros Tempos prepara Dossiê sobre a história da imprensa no Maranhão

Publicado em 31 de janeiro de 2021, às 10:45
Fonte: Da Redação, com informações da UFMA
Imagem: UFMA

A Revista Outros Tempos, vinculada ao mestrado em História da UEMA, abriu o processo de recebimento de artigos para compor o Dossiê 200 anos da imprensa no Maranhão.

Podem enviar trabalhos os profissionais e pesquisadores da área de História, Comunicação, e áreas afins, doutorandos e doutores, escritos em português, inglês, espanhol e francês.

O número especial terá a organização dos professores Marcos Fábio Belo Matos e Roni César Andrade de Araújo, respectivamente, dos cursos de Comunicação Social – Jornalismo da Ufma Imperatriz e do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas de Grajaú. “Queríamos muito que os pesquisadores que se dedicam a estudar a imprensa maranhense atendessem ao chamado deste dossiê e, assim, possamos fazer um belo registro das pesquisas neste bicentenário”, explicou o professor Marcos Fábio.

Os trabalhos podem ser submetidos até o dia 31 de março e o número da Outros Tempos tem previsão para lançamento em julho.

O contexto da revista se insere nas comemorações pelos 200 anos que a imprensa completa, em 2021, no Maranhão, sendo o primeiro jornal do estado “O Conciliador do Maranhão”, fundado em São Luís.

Os artigos devem ser enviados para a Revista Outros Tempos, identificados pelo assunto “Imprensa no Maranhão: 200 anos de história” para o e-mail: [email protected]

A revista aceitará artigos e reflexões de pesquisa ligados ao tema “Imprensa no Maranhão: 200 anos de História” e que abranjam o período dos dois séculos: dos primórdios, passando por  todo o período do império, os limiares de séculos, os períodos ditatoriais, a realidade atual dos  novos dispositivos digitais, construindo-se uma reflexão em panorama do legado e do valor da imprensa maranhense

Para saber mais, acesse o edital ou o site da Revista.

2 respostas

  1. Muito importante para a sociedade ter conhecimento da importância da imprensa em todo o contexto histórico, político e social, principalmente neste momento de transição de comportamento em que o mundo passa, o papel da imprensa vai além da transmissão da informação, levantar questões voltadas à conscientização, aos questionamentos e a imparcialidade dos fatos de forma que contribuem para uma sociedade crítica e livre é a construção da história, a imprensa sempre foi muito importante para a sociedade é responsável por formar opiniões, conceitos e estilo de vida.
    Parabéns por esse tão importante relato sobre a História da imprensa em nosso Estado! Aguardando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade