sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Curso de Jornalismo de Imperatriz entrevista candidatos a prefeito

Publicado em 2 de outubro de 2020, às 18:30

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA

https://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=57189

Repórter: Alice Caroline

Imagem: print – Canal Youtube “Eleições-Jornalismo”

IMPERATRIZ – O Curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz iniciou nessa sexta-feira, 2, o projeto “Jornalismo da UFMA pergunta”, em que veiculará, por meio de lives no Youtube, entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Imperatriz.

A ideia é disponibilizar um espaço para que a sociedade local conheça as propostas dos candidatos, simultaneamente em que também é uma experiência de aprendizado aos estudantes do curso, de modo que possam saber mais sobre como conduzir uma entrevista com temas relevantes, como as Eleições 2020, que serão realizadas em 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

As entrevistas serão transmitidas sempre às 18h, por meio do link jornalismo.ufma.br/eleicoes/. As lives ocorrerão em datas programadas até o dia 17 deste mês, incluindo entrevistas com todos os candidatos listados pelo Tribunal Regional Eleitoral, bem como uma entrevista com representante do próprio TRE para esclarecimentos sobre o andamento do pleito.

O evento é organizado e orientado pelos docentes Izani Mustafá, Lucas Santiago Arraes Reino e Thaísa Bueno, envolvendo diretamente os estudantes das disciplinas de “Radiojornalismo”, “Webjornalismo” e “Gêneros Jornalísticos”. As atividades de produção, condução e divulgação do conteúdo sobre as candidaturas e o perfil dos candidatos incluem ainda a participação dos alunos e professores de “Técnica de Reportagem” e “Teorias do Jornalismo”, disciplinas ministradas pelas professoras Roseane Arcanjo e Camilla Tavares, respectivamente.

A professora Izani Mustafá explicou que a ideia do projeto surgiu em novembro de 2019, juntamente com Thaísa Bueno. “Quando voltávamos de um evento, começamos a conversar sobre a importância de o curso de Jornalismo realizar um debate com os candidatos, ainda no modelo tradicional, presencial, no auditório, mas por causa da pandemia da covid-19, decidimos realizar lives com as entrevistas”, detalhou.

A professora mencionou que, ao realizarem esse tipo de debate e as entrevistas, acabam prestando um serviço público à sociedade. “Quando se realiza um debate ou se faz entrevistas com os candidatos que estão concorrendo às eleições, estamos prestando um serviço público à sociedade. É uma das funções sociais da universidade pública prestar esse serviço, pois cada um têm a liberdade do voto e têm o direito de conhecer com profundidade cada candidato e suas respectivas propostas”, comentou.

Além disso, Izani menciona o fato de que as lives poderão mostrar às pessoas o quanto é importante falar sobre política. “Entender na live com o TRE, por exemplo, porque é importante que o cidadão apto possa votar nas eleições e como serão as eleições este ano. Para nós, ter o direito de eleger um representante para o Executivo e para o Legislativo é um dos atos mais importantes de uma Democracia”, diz a professora.

A cobertura do evento também poderá ser acompanhada, no site Imperatriz Notícias, com conteúdo sobre o projeto, os candidatos, as propostas e novidades do pleito.

Para ter acesso às lives, clique no link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: