Em texto anterior concluímos que: educar digitalmente é transformar socialmente. Neste escrito, nos deparamos com as seguinte indagações: É possível aprender a programar brincando? Existe jogo eletrônico que ensine conceitos de lógica e programação?
Educação digital não é apenas letramento/alfabetização digital. É uma prática que estimula o empreendedorismo porque capacita o educando sob diferentes aspectos, auxiliando-o a desenvolver autonomias, intelectual e profissional, que são muito úteis socialmente e mercadologicamente.
Aprender de forma lúdica é um modo de aprendizagem que utiliza brinquedos, jogos, atividades e brincadeiras, que proporcionam alegria e prazer, e é realizada sem as pressões típicas das competições. A aprendizagem dos conteúdos acontece de forma leve e descontraída como se estivessem apenas brincando. E, com isso, o conhecimento é construído com criatividade, à medida que o aprendente se desenvolve com emancipação do seu intelecto e integração social.
Hoje em dia, a programação é uma habilidade bastante apreciada. Escrever instruções, compreender estruturas de dados e algoritmos são úteis para a solução de problemas utilizando recursos computacionais. E qual jogo eletrônico pode auxiliar pedagogicamente na iniciação à programação?
Minecraft é a opção mais conhecida e utilizada mundialmente. É um jogo de criação, inovação e produção de ideias originais e únicas, em um contexto de exploração e sobrevivência em um mundo de blocos. É mais do que um simples jogo de construção, pois incentiva o pensar de modo não convencional, para encontrar soluções criativas e expressar-se de maneira autêntica. Ele se tornou uma ferramenta poderosa para ensinar os princípios fundamentais da programação de maneira divertida e envolvente. Usar Minecraft para aprender programação pode tornar o processo de aprendizagem muito mais interessante e divertido, especialmente para iniciantes e jovens.
O Minecraft apresenta algumas características que favorecem o ensino da programação, tais como: a) interface intuitiva e familiar para a maioria das crianças e adolescentes; b) feedback visual imediato à medida que as mudanças nos códigos são feitas (visibilidade dos resultados); c) os conceitos são aplicados de forma prática na criação de mundos, jogos e mecanismos; d) permite diversas ferramentas e linguagens de programação, como Python, JavaScript, Lua, etc.
Além disso, conceitos básicos de programação podem ser apreendidos com o Minecraft: a) variáveis (armazena informações como a cor de um objeto, a posição de um bloco, etc.; b) condições (cria regras para que o programa tome decisões); c) loops (possibilidade de repetir ações várias vezes); d) funções (agrupa um conjunto de instruções para a realização de uma tarefa específica); e) objetos (cria elementos interativos no jogo).
Como iniciar a programação com Minecraft? Existem várias opções/abordagens populares: a) Minecraft Hour of Code Tutorials (uma hora de códigos baseados no jogo); b) Minecraft Education Edition (versão projetada para o ambiente educacional que oferece ferramentas e recursos para o ensino de programação, Matemática e Ciências); c) Mods e plugins (ao instalar, é possível adicionar novas funcionalidades ao Minecraft e criar scripts personalizados com computadores e robôs programáveis); d) Plataformas de programação visual (plataformas externas integradas ao jogo que fornecem tutoriais e curso de programação que usam blocos de código); e) Programação com Command Blocks (os jogadores podem escrever comandos em uma linguagem simplificada para criar efeitos, como teleportar jogadores, criar estruturas, ou controlar o fluxo de jogo); f) Uso de Redstone para Lógica Básica (os jogadores podem construir portas lógicas, criar sistemas automáticos ou computadores básicos); g) Linguagens de programação tradicionais (é possível utilizar linguagens como Python para criar mods mais complexos e personalizados); h) Cursos de Programação para Iniciantes com Minecraft (como o da “Pulpo Academy”, no formato de “Bootcamp” ou ensino regular).
Conclui-se que, o Minecraft proporciona um ambiente divertido e inventivo para aprender os princípios fundamentais da programação. Ao combinar a diversão com o aprendizado, pode despertar o interesse de crianças e adolescentes pela programação e criar oportunidades para um futuro promissor na área da tecnologia. Refrise que: Educar digitalmente é transformar socialmente!
2 respostas
Meus aplausos ilustríssimo Dr. Cláudio Santos.
A ludicidade encanta e abrilhanta o processo de ensino/aprendizagem.