terça-feira, 15 de outubro de 2024

Artigo de Segunda #46 – ALCAF – NASCE UMA ACADEMIA

Publicado em 22 de julho de 2024, às 8:46
Fonte: José Neres – Professor. Membro da AML, ALL, APB e da Sobrames-MA
Imagem cedida pelo autor do artigo.

A noite de 20 de julho de 2024 tem todos os motivos para entrar para a história da cidade de Alcântara. Essa foi a data escolhida para a fundação da Academia Alcantarense de Letras, Ciências, Artes e Filosofia (ALCAF), uma instituição que congregará pessoas com os mais diversos conhecimentos em prol da cultura do município, da região, do Estado e do Brasil.

A oficialização do nascimento  da Academia e a posse de seus primeiros 21 integrantes ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) e contou com uma plateia seleta e com uma mesa composta pelas seguintes personalidades: o escritor César Brito (Presidente da Falma – Federação de Academias de Letras do Maranhão), a professora, escritora e psicóloga Dilercy Aragão Adler (presidente do IHGM – Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão), o engenheiro agrônomo e escritor Luiz Thadeu Nunes e Silva (Subsecretário de Turismo do Estado), o professor e escritor Sanatiel Pereira (Presidente da ALL – Academia Ludovicense de Letras), o professor José Neres (da Academia Maranhense de Letras) e a advogada Myrlene Ribeiro Santos (representante do corpo diretivo do IFMA), além do poeta e jornalista Paulo Melo Souza, primeiro presidente da nova Academia.

O evento foi uma realização conjunta dos membros da ALCAF e contou com o apoio de diversas pessoas e instituições que colaboraram para que o sonho saísse do papel e se tornasse realidade. Inicialmente, sob uma forte chuva e depois banhada pela luz de um magnífico luar, a fundação da ALCAF, diante de uma plateia embevecida pela beleza da cerimônia, comprovou que as artes, as letras e todas as demais formas de conhecimento podem (e devem) aproximar-se da comunidade e servir como ponte de diálogo entre os diversos saberes que compõem a beleza e a complexidade da essência humana.

Antes do início das formalidades acadêmicas, o público foi agraciado com uma apresentação de Dona Marlene Silva, a Caixeira-mor da Festa do Divino Espírito Santo. Em total silêncio, a plateia acompanhou os cânticos de Dona Marlene e depois a aplaudiu de pé. Foi uma feliz escolha dos organizadores, que conseguiram unir em uma mesma cerimônia a potência e a beleza da cultura popular e a tradição da liturgia acadêmica. 

Demonstrando que nasceu com o objetivo de fazer a diferença, dois detalhes chamaram a atenção durante a festividade. O primeiro foi o fato de, pelo menos na cerimônia de fundação, os novos acadêmicos não utilizaram as já tradicionais vestes talares ou pelerines, optando por uma camisa que valorizava o símbolo da Academia. O segundo detalhe foi o fato de a nova Academia haver escolhido dois patronos principais, que darão nome a essa casa de cultura: Agostinho Pereira Reis e José Araújo Castro. A singeleza, a simplicidade e o brilho nos olhos de cada um dos participantes da cerimônia foram marcantes em cada segundo dessa festividade alcantarense.

Embora somente agora tenha sido efetivada e trazida à luz, a Academia era um sonho antigo de muitos intelectuais ligados à Alcântara, uma cidade cercada de história e de cultura. Agora que o primeiro passo foi dado, após esse festivo momento inicial, os imortais da ALCAF, mais do que nunca, agora estão vestidos com a responsabilidade de promover, divulgar e disseminar para a atual e para as próximas gerações o prazer e o respeito pelas tradições, pelo conhecimento popular e formal, pela leitura e pela história do município.

Certamente, daqui a alguns anos ou décadas, cada um dos participantes dessa noite de luz e de alegria – membros da ALCAF, familiares ou convidados – vão se lembrar do evento e terão a mais absoluta certeza de que contribuíram para a escrita de mais uma página da gloriosa história de Alcântara.

Vida Longa à ALCAF!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade