A professora e atriz, Linda Barros reflete nesta entrevista sobre a importância de as escolas se abrirem para o teatro, como disciplina e expressão artística. Ela é graduada em Letras (Português- Espanhol) pela UFMA, pós-graduada em Língua Portuguesa (Fama), em Dança Educacional e em Artes Cênicas (Censupeg-SC). Na sua trajetória como atriz, participa do Grupo Teatro Improviso, no qual já atuou em vários espetáculos, tais como Verão no Aquário – baseado na obra de Lygia Fagundes Telles; O Mulato, de Aluísio Azevedo; Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, além de incursões pelo cinema. Vale a leitura!
Região Tocantina – Qual é a importância do teatro?
Linda Barros – Teatro é tudo. O teatro inspira, o teatro liberta, o teatro renova, o teatro desperta muitas emoções, o teatro transforma, o teatro cura, mas principalmente, o teatro salva.
Região Tocantina – E do teatro na escola?
Linda Barros – Tem uma frase linda de Fernanda Montenegro que resume tudo: “O teatro e a educação devem caminhar juntas; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir mundo de outras formas”, é assim que toda escola deveria ou deve pensar. Nós temos muitos talentos escondidos nas escolas, esses alunos só precisam de um empurrão.
Região Tocantina – Na sua opinião, as escolas estão preparadas para trabalhar com teatro?
Linda Barros – Desde 2016 o teatro passou a ser disciplina obrigatória na educação básica, então teoricamente as escolas já eram para estar cientes e, no entanto, precisa-se de espaços adequados, de materiais adequados, que nem sempre encontramos, então temos o árduo trabalho de nos adequar como podemos.
Região Tocantina – O que os alunos ganham quando praticam o teatro?
Linda Barros – Primeiramente aprendem a ser melhores pessoas. O teatro é alusivo a todos que querem estar em contato com outros mundos e, nesse percurso, muitos se descobrem verdadeiros artistas.
Região Tocantina – O teatro pode ser aplicado em qualquer nível escolar?
Linda Barros – Sim, nesse caso, as aulas são direcionadas para os níveis específicos, com exercícios e dinâmicas específicas, de acordo com as faixas etárias infantil, adolescente e adultos.
Região Tocantina – Quais os maiores desafios dos professores para trabalhar com o teatro na escola?
Linda Barros – O principal deles é o local adequado e acessível, que as escolas não têm, principalmente as escolas públicas.