Durante a época de festas de final de ano, Susanna retorna para casa a fim de passar o Natal com a família. Enquanto interage com a avó, a mãe e a tia, também conhece a nova camareira, com quem não parece ter afinidade. No entanto, o clima de reencontro se torna tenso quando o patriarca da casa é encontrado morto em seu próprio quarto, com uma facada nas costas – um sinal de assassinato. Com a chegada de uma sétima mulher que conquistou a antipatia de todas as seis já presentes, um clima suspeito toma conta da casa enquanto uma forte nevasca impede as sete mulheres de escaparem de verdades indigestas.
“Sete Mulheres e Um Mistério” (7 Donne e Un Mistero, 1h22min) é um filme italiano lançado em 2022 pela Netflix, com direção e roteiro de Alessandro Genovesi. Trata-se de um mistério bastante inspirado em Agatha Christie, em que todos os personagens são suspeitos, com muitas intrigas familiares, segredos expostos, humor e um crime a ser desvendado.
Há um aspecto bastante teatral no filme, como o excesso de diálogos, o cenário reduzido, a forma como algumas personagens entram em cena ou se movimentam, até mesmo em como a câmera é posicionada para mostrar tanto as personagens quanto o fundo da cena em alguns momentos, trazendo essa sensação ao público de que aquilo é um palco gigante.
O elenco, apesar de contar com nomes pouco conhecidos fora da Itália, entrega bastante química e suas personagens divertem em cena pelas peculiaridades – como a tia solteira com uma paixão nada discreta pelo cunhado falecido ou a avó que usa o álcool para distribuir verdades à família.
Sete Mulheres e Um Mistério é um filme divertido que foca mais nas intrigas entre as personagens do que no mistério em si, gerando um entretenimento diferente e elegante. A solução para o mistério não chega a ser surpreendente, mas é condizente com a forma como o filme foi conduzido, com algumas pistas piscando para o público, mas a conclusão da história é satisfatória de um jeito surpreendente.
Uma resposta
Parece interessante esse filme. Boa dica!