Dados da planilha de acompanhamento de resíduos recicláveis apontam que de janeiro a novembro deste ano foram coletadas 353.440 toneladas. A coleta seletiva vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), desde 2017, inicio da gestão do prefeito Assis Ramos. O maior número de material destinado para reciclagem foi o papelão com 192.689 toneladas, seguido de livros com 64.778, plásticos de filme e diversos com 46.437 mil quilos e ferro chegou a 30.948 toneladas.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, faz um balaço das atividades da coleta seletiva e destaca sua importância na preservação ambiental. “Uma das principais importâncias da coleta seletiva é a redução dos impactos ambientais, pois a separação correta dos resíduos é também um dos pilares do consumo sustentável. Além disso, ela tem papel importante na saúde das pessoas, pois evita a proliferação do mosquito-da-dengue (Aedes Aegypti) e de animais peçonhentos e ainda colabora com a renda de famílias que vivem da reciclagem. Sobre os números são bastante positivos e refletem o empenho da equipe da Semmarh, de parceiros e colaboradores, envolvidos nesse trabalho que é tão salutar para o meio ambiente”, destaca Rosa Arruda.
O projeto conta com 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), que recolhem resíduos que ainda podem ser reutilizados, coleta de porta em porta e a participação de 105 parceiros, dentre os quais, empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral. Imperatriz também conta desde o início do segundo semestre desse ano com a parceria do Programa Novo Trilho, implantado através de parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), VLI Multimodal S/A e o Banco de Resíduos WasteBank. O espaço para coleta de recicláveis funciona na Avenida 01, Quadra 33, no Residencial Itamar Guará, ao lado da Escola Municipal Maria Evangelista de Sousa.
Os materiais são coletados pela Superintendência Municipal de Limpeza Pública (SLP), sob a logística da empresa MB Limpeza Urbana, que destina o material coletado para Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Cerca de 250 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade econômica são beneficiadas, direta e indiretamente.