Que empresário imigrante digital, ou seja, qualquer um que nasceu antes do surgimento da internet, já não sentiu um certo temor em relação à velocidade com que surgem novos mercados após a era digital? E-comerce, tráfego pago, inteligências artificiais, termos como estes podem até assustar.
E como há os que se preocupam em acompanhar as tendências, escolhi trazer para nosso meio uma convidada bem especial que vai nos falar sobre uma modalidade específica usada dentro do Marketing digital.
Já pensou em lançar no mercado digital o produto ou serviço que você comercializa, de forma presencial?
Segundo o site Academia 360, o lançamento de produtos digitais é uma metodologia de marketing que tem como objetivo gerar grandes fluxos de receita em curto espaço de tempo. É um evento com data, hora e limite de vendas ou tempo, já que se utiliza do gatilho da escassez. Mas vamos deixar a especialista falar?
Nesta ultima semana, Susana Rodrigues me recebeu (online, claro!) para uma entrevista. Se hoje as páginas amarelas acontecem no mundo digital, então vamos a elas.
Esta Maranhense, natural de São João dos Patos, formada em agronomia pela UEMA de Imperatriz, hoje mãe de três filhos, escolheu a missão de transformar vidas através das mentorias, cursos e treinamentos dos especialistas que ela lança no mercado digital.
Suzana Rodrigues acredita que, desta forma, o conhecimento se torna mais acessível a todos. E que o mercado digital vem crescendo muito, chamando a atenção para os investimentos em tecnologia das plataformas e deixando claro que o poder de escalar vendas, e assim aumentar o faturamento, está fazendo com que cada vez mais empresários invistam nesse segmento.
A seguir, ela nos esclarece o que é lançamento digital e como esta ferramenta ajuda empreendedores dos mais variados seguimentos. Vale a leitura!
Liana Melo – O que é Marketing Digital e qual sua história nele que a levou a atuar no lançamento digital?
Susana Rodrigues – Eu costumo dizer que essa pergunta mexe muito com algumas pessoas, pois é um termo muito comentado, mas que sempre fica na superficialidade. O Marketing digital é conjunto de estratégias e ferramentas que levam um negócio a vender, com escalabilidade, faturamento diversificado e variedade de portais de vendas. Esse mercado me encantou pelo o grande crescimento, rentabilidade e principalmente a possibilidade de trabalhar de onde eu estiver. Em 2018, trabalhando com evento, já muito cansada da rotina do meu trabalho e sem tempo para meus filhos, comecei a minha procura por algo que me proporcionasse tempo de qualidade com minha família, assim desacelerar. Foi quando começaram a aparecer na internet algumas possibilidades. Na época, não estava tão divulgado, mas já tinha muita gente trabalhando, ainda era algo distante para mim, mas resolvi investir. Posso dizer, foi a melhor escolha que poderia ter feito. O digital abriu muitas portas, apresentou pessoas, e me projetou para lugares que nunca imaginei.
Liana Melo – Como podemos explicar aos empreendedores sobre o nicho que você escolheu? O que é um lançamento digital e como um profissional como você atua nele?
Susana Rodrigues – Um lançamento digital envolve criar um plano de Marketing cuidadosamente elaborado, que inclui elementos como mídias sociais, publicidade online e webinars para gerar interesse e conduzir os clientes em potencial para uma oferta específica durante um período de tempo limitado. Portanto, é importante para qualquer empreendedor que deseja alcançar sucesso online e criar conscientização sobre seu produto ou serviço digital. O que mais me encanta nos lançamentos são os processos, a nossa função como lançadores digitais é definir e gerenciar as estratégias de marketing que levam um infoproduto a vender. É um acompanhamento direto e intenso, voltado para o desenvolvimento de uma mentoria, treinamento ou curso, aplicações de ferramentas de tráfego pago, desenvolvimento de páginas, vendas, analise de dados e muito mais.
Liana Melo – Que tipo de empreendedor pode utilizar este serviço e fazer um lançamento digital?
Susana Rodrigues – O Lançamento Digital pode ser usado principalmente para empreendedores que já vendem ou pretendem vender produtos, cursos, serviços ou conteúdo online. Uma exigência básica que tenho com os meus especialistas é que sua metodologia seja comprovada, que tenha um passo a passo claramente aplicado por qualquer pessoa que tenha interesse naquele nicho, assim transformando vidas.
Liana melo – Qual a maior dificuldade do empreendedor, no que se refere ao mundo digital?
Susana Rodrigues – Hoje, apesar da rede social ser tão acessível, o empreendedor ainda tem muita dificuldade com pontos que acho essencial para o desenvolvimento de qualquer infoproduto, mas as maiores dificuldades no meu ponto de vista são essas quatro: Gestão do tempo: esse ponto é crucial no mundo digital, onde as tarefas podem ser contínuas, e equilibrar as demandas de gerenciamento online com outras responsabilidades pode ser desafiador. Aquisição e retenção de clientes: Identificar e conquistar clientes online é uma tarefa muito trabalhosa, além disso, a retenção também é um desafio, uma vez que a fidelidade do cliente pode ser volátil no ambiente digital. Análise de dados: não é só ir lá e postar constantemente como muitos pensam, coletar e interpretar dados digitais para tomar decisões informadas é fundamental. A análise de dados pode ser complexa e requer habilidades específica. Presença nas redes sociais: Já ouviram falar nesse ditado “quem não é visto não é lembrado”? Isso mesmo, venda on-line exige muita constância, organização e habilidade para manter um produto ou serviço interessante e desejado.
Liana Melo – Para o empreendedor que hoje deseja lançar seu produto online, qual deve ser o primeiro passo? E como uma assessoria profissional como a sua pode contribuir?
Susana Rodrigues – Na minha área de lançamento que são cursos, mentorias ou treinamentos on-line, é necessário que já exista um passo a passo, uma metodologia que já foi aplicada e foi comprovada por alguém. Essa aplicação pode ter acontecido no presencial. Identificando o produto que pode ser comercializado, antes do lançamento passamos por muitas reuniões de alinhamento, onde esse infoproduto vai criando uma personalidade, e, para isso acontecer, envolve várias áreas estratégicas, onde esse passo a passo vai sendo desenvolvido nos formatos que hoje são exigidos no on-line. É claro, tudo acompanhado e conversado com o especialista.
Liana Melo – Que conselho você daria a quem se sente temeroso de que pode não acompanhar esta mudança de mercado e que ainda vê o digital como um bicho de sete cabeças?
Susana Rodrigues – Adquira conhecimento e informação, contrate um especialista pois a internet é mais uma porta de venda da sua empresa. Pequenas, médias e grandes empresas não têm mais escolha, se uma empresa hoje não está inserida no mercado digital, ela está perdendo seu poder de venda e de crescimento. E, se posso dar um conselho para o empreendedor da atualidade, seria: invista em mídias, canais e meios de vendas na internet.