Entre 28 de agosto, segunda passada, e 29 de agosto, terça passada, Ana Laura completou 05 anos e dona Francisca completou 76 anos, bisneta e bisavó. As duas são pessoas brilhantes, únicas e divertidas, uma criança e a outra idosa. Ambas exemplificam bem o equilíbrio entre o jovem e o velho, ou idoso, e que são também a relação consciente-inconsciente dos arquétipos Puer-Senex.
Puer-Senex, portanto, é o equilíbrio entre a juventude e a maturidade, compõe as imgens da nossa totalidade psíquica. São arquétipos, ou seja, padrões instintuais hereditários da nossa espécie em resposta às vivências da humanidade ao longo do tempo histórico e dialético, porém, a nível inconsciente.
O Puer(de puer aeternus-juventude eterna) é a eterna criança em nós, a que fica quando crescemos e nos relacionamos com outras crianças, Peter Pan é uma simbólica conhecida desse arquétipo do jovem-eterno, que se recusa a crescer. E Senex (de senex aeternus-velhice eterna), o adulto com seriedade rígida, carregado das responsabilidades cotidianas. Ambos com polaridades positivas e negativas, seu equilíbrio psicossocial nos conduz à maturidade alegre.
Se em Puer encontramos a: curiosidade, liberdade, pressa, fantasia, desligamento da realidade, sensação de “tudo posso”; em Senex encontramos a: lentidão, paz, impotência, negatividade, “pés no chão” e a realidade crua.
Assim, em equilibração antropológica convivem Laurinha (Ana Laura) e Francisca, a costureira. A curiosidade de Laurinha é estonteante, sua liberdade encantadora, e sua fantasia lumiante, é a tudo posso fazer nessa casa…Já Francisca é a lentidão, paz de presença constante, a pé no chão da casa, sustentando dignamente sua família sozinha como costureira sábia dos contos de fada, como o sapateiro Böehme, o cozinheiro analfabeto São Benedito, ou o polidor de lentes filósofo como Spinoza.
Laurinha nos seus novos 05 anos e Francisca nos seus 76 anos compõem um dos encontros mais amáveis na minha vida, pois me permite introjetar essa equilibração social para eu que possa projetar nelas uma imagem de maturidade positiva, alegre e amorosa.
Muita saúde às duas senhorinhas mocinhas, estarei sempre por perto e agradecendo tamanha harmonia do amor entre bisa e bisnetinha.