sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é lançado no Maranhão

Publicado em 20 de agosto de 2023, às 9:45
Fonte: Assessoria de Comunicação da SAF
Programa do Governo Estadual beneficia 49 municípios. Imaem: ASCOM SAF

Com recurso de R$ 5,8 milhões, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), realizou na última sexta-feira, 18,08, o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), execução em 2023, com a presença do governador em exercício, Felipe Camarão e do secretário da SAF, Bira do Pindaré. 

O lançamento reuniu os 49 municípios contemplados pelo PAA, representados por prefeitos e secretários municipais; poder público e sociedade civil; a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), Sandro Montenegro; representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério Público, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (Fetaema) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Maranhão (Fetraf/MA), dentre outros.

Mais de 600 agricultores estão sendo beneficiados pelo PAA que garante a aquisição dos alimentos, gera renda ao produtor e combate a insegurança alimentar e nutricional.

Durante o evento, o PAA Maranhão foi apresentado pela coordenadora estadual do Estado, Ana Cleide Barros que destacou a modalidade, as etapas e equipes de execução, o público beneficiário, e os beneficiários fornecedores e quais critérios para adesão que precisa ser feito pelas prefeituras municipais. Além de assinatura simbólica do termo de cooperação técnica de aquisição do PPA.

Felipe Oliveira, agricultor familiar de Bom Jardim, um dos 49 municípios contemplados pelo Programa, falou que o PAA é um incentivo a mais para os produtores do Estado. “É uma aquisição que vem aumentar a nossa renda familiar, fortalecendo o nosso trabalho dia a dia. O PAA faz toda diferença para nós da agricultura familiar”, comentou.

Para Bira do Pindaré, o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é a celebração da proposta estadual. “Cada momento como este tem que ser celebrado como uma conquista para que a gente continue avançando na defesa e na consolidação da Agricultura Familiar como uma estratégia de desenvolvimento para o estado do Maranhão. É mais alimento na mesa, é segurança alimentar, é trabalho renda para os maranhenses”, disse.

Bira do Pindaré informou ainda que, em reunião com o ministro do MDA, Paulo Teixeira, que ano que vem os recursos voltados ao PAA Maranhão serão maiores e mais fortalecidos.  Na oportunidade anunciou que, além do PAA, até o fim do ano acontecerá o lançamento do Garantia Safra, o PAA Indígena, a Feira Maranhense da Agricultura Familiar e o Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) que será de R$ 16 milhões e terá ativação do Ciraf, cadastro do produtor da agricultura familiar do Estado.

O governador do Maranhão em exercício, Felipe Camarão destacou com alegria a importância da parceria do governo estadual e federal para o desenvolvimento do Maranhão.  

“A nossa intenção é combater a fome, a pobreza, miséria, fortalecendo o sistema produtivo da agricultura familiar. Estamos demonstrando na prática que a parceria do governador Carlos Brandão com o presidente Lula traz benefícios concretos para o Maranhão”, pontuou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade