“Retornarei um dia,
ao passado distante,
num lugar onde deixei
amor, sonhos,
pecados e súplicas” (Roberto Franklin)
Em dias tão conturbados pelos quais vivemos todos os dias, é impossível sobreviver a eles sem um ou mais alicerces para nos sustentar. Cada pessoa recorre a um ponto de fuga para exaltar seus temores e suas angústias, sentimentos, que por vezes negativos, mas que talvez os façam com que pensamos melhor na vida, em nossos atos e em nossas atitudes. Para falar de sentimentos, bons ou ruins, às vezes não precisamos recorrer à ajuda de especialistas. Em muitos casos, talvez a ajuda esteja em outros meios de expô-los, nos livros, por exemplo.
O livro (físico ou não) ainda é o melhor companheiro para todas nossas necessidades. Com ele, literalmente podemos “voar” e dar asas à nossa imaginação. O livro é um ouvido atento a tudo e está presente em todas as ocasiões. Nele, é possível demonstrar todos os sentimentos (bons ou ruis) que nos atormenta. Em uma obra, o autor tem a liberdade de conversar consigo e com o leitor, de forma livre, deliberadamente sem nenhuma preocupação, pois vai caber ao leitor fazer o julgamento que quiser.
E foi através do livro lançado recentemente por Roberto Franklin – autor de várias obras – que encontramos todos os sentimentos. Em “Asas e Sentimentos” (editora SLZ, 2023, 122 páginas), como o título já sugere, o leitor encontrará o mais puro sentimento do autor, no entanto, o leitor também se identificará com as ações do poeta. E para (e sobre) sua amada, sua grande inspiração, o poeta demonstra todo seu amor e fidelidade nos versos “Se quiseres/não guarda as palavras/dentro de ti/Atira-te aos meus braços/soluça fala do teu amor/ Vem, sabes que sempre fui e sempre serei teu”. A verdadeira demonstração de amor, carinho e companheirismo.
Toda a obra de Roberto Franklin é carregada do lirismo amoroso, familiar, de amizade e compaixão. O autor deixa transbordar no papel sentimentos que lhe são comuns, como a doçura, suavidade. “Asas e Sentimentos” é uma obra que Franklin oferece também a um dos sentimentos mais verdadeiros (além de sua amada e companheira): o amor aos netos.
A timidez do poeta é vista nos versos “Assim como o sol/eu também me escondo/em nuvens carregadas/Para depois aparecer e/molhar-me nas ondas/transformando/ dia em noite/sempre à espera/do prazer matinal”. Em grande parte, você não precisa estar à mostra para que possam te conhecer, pode apenas dizer e mostrar em(poucas) palavras que é visível.
Além de “Asas e Sentimentos”, Roberto Franklin é autor de “Além da Esperança” (2016), “Tuas Mãos” (2016), “Tempo de Amar” (2016), “Amor Sempre” (2017), “Amor Sem Limites” (2018). Franklin participou de algumas antologias, como Platinum e Douce Poésis (2016), Sarau Brasil (2018), I Coletânea Poética da Sociedade de Cultura Latina do Brasil, (2018), entre outras.
Roberto Franklin derrama sua poesia no papel para, ao mesmo tempo, dizer a seu leitor o que é ser poeta, “O poeta pensa, na sua solidão/se veste de trapos/deixa cair suas mentiras/se encontra com seu eu/ O poeta chora, sente/chama sua carência/de companhia.” Contudo, mostra a ambiguidade entre poeta e homem: “Grita, torna o sonho/de muitos uma realidade falsa/faz viver sentimentos/empresta suas letras/a muitos, e por vezes/o poeta vive só”.
E, então, o Falcão trouxe em suas asas poemas com muita sensibilidade, harmonia, doçura e liberdade. Alçados em voos, esses sentimentos, tão comuns ao Homem desde outrora, ainda que, com o passar dos anos, não foram deixados de lado, tampouco esquecidos, ou jogados ao mar num passeio matinal do pássaro mitológico.
Uma resposta
Belíssimo texto sobre a obra ASAS E SEMTIMENTOS do poeta Roberto Franklin. Parabéns!!!!