sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Centro Acadêmico de Enfermagem Ana Néri, da UFMA Imperatriz, realiza o Projeto “Apadrinhamento Acadêmico”

Publicado em 31 de julho de 2023, às 11:08
Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA
Grupo do CA fazendo a entrega dos livros. Foto: Divulgação. DCOM-UFMA.

Conectar-se com histórias que refletem a própria realidade é a palavra. Em um ato de solidariedade, o projeto “Apadrinhamento Acadêmico”, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCim), da Universidade Federal do Maranhão, arrecadou 329 livros para doar à biblioteca da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), unidade Centro Socioeducativo de Internação Semear, localizado em Imperatriz.

A arrecadação de exemplares surgiu a partir de uma iniciativa da Diretoria de Extensão do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) Ana Néri. Ainda é possível fazer doação. Basta entrar em contato com o CA Ana Néri pelo Instagram:

https://www.instagram.com/caenfananeri/

A professora Neyrian de Fátima Fernandes, orientadora do projeto, acredita que a ampliação do número de livros na biblioteca da Funac reafirma a importância de romper estigmas no cuidado à criança e ao adolescente, a fim de proporcionar uma assistência mais humanizada. “A Fundação foi a escolhida para receber as doações para estimular o hábito de leitura em adolescentes socialmente vulneráveis, pois a leitura é uma ferramenta de transformação social. Para tanto, o enriquecimento cultural e intelectual que podem ser adquiridos por eles, é um investimento na construção de uma sociedade melhor”, comentou.

LIVROS E SARAU – Os contemplados com a doação também receberam o sarau “Se Permita Sonhar”. Para a diretora do Caenf Ana Néri, estudante Emily Karoline Barbosa da Cruz, de 20 anos, essas pessoas terão acesso a novos conhecimentos e experiências. “Por meio das páginas dos livros, esses jovens poderão viajar para lugares distantes, conhecer diversas culturas e, sobretudo, conectar-se com histórias que refletem suas próprias realidades. Além disso, a leitura pode servir como uma forma de terapia emocional”, detalhou.

A psicóloga da Funac, Virgínia dos Reis Campos Silva, incentiva a leitura terapêutica aos jovens como forma de regulação emocional aliada à terapia. “Conseguimos encontrar nas palavras, o refúgio e o acalento, fazendo com que o cumprimento de medida socioeducativa se torne cada vez mais leve, reforçando seu caráter educativo”, disse. A parceria entre UFMA e Funac, como afirmou, já esteve presente em outros projetos voltados à saúde mental. “Sem dúvida, foi um momento muito gratificante e encantador termos o retorno da comunidade em prol da ressocialização de jovens que cumprem medidas socioeducativas”, complementou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade