sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Comissão Eleitoral divulga resultado da Consulta Pública para os cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFMA

Publicado em 22 de julho de 2023, às 7:15
Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA
Imagem: DCOM UFMA.

Após processo de votação realizado através do sistema eletrônico Helios Voting, a Comissão Eleitoral divulga o resultado da consulta pública à comunidade acadêmica destinada à escolha dos novos reitor e vice-reitor da UFMA – Quadriênio 2023-2027, realizada na data de hoje, 21.

O professor e candidato Fernando Carvalho recebeu 43,52% dos votos e foi o mais votado para o cargo de reitor, seguido pelos candidatos Luciano da Silva Façanha (36,38%), Isabel Ibarra Cabrera (15,78%) e Wener Miranda Teixeira dos Santos (3,59%).

Em relação ao cargo de vice-reitor, o candidato Leonardo Soares ficou em primeiro lugar na votação, com 29,09% dos votos. A seguir, o resultado da votação dos demais candidatos, pela ordem de classificação: Josefa Melo e Sousa Bentivi Andrade (25,15%), Ridvan Nunes Fernandes (13,42%), Maria do Carmo Lacerda Barbosa (10,53%), Marcelino Silva Farias Filho (9,65%), Dimas dos Reis Ribeiro (9,00%) e Benedito Viana Freitas (1,73%).

A votação ocorreu no dia de hoje, 21, das 8h às 22h, de modo remoto por meio do sistema Helios Voting, de forma democrática e transparente, refletindo a importância desse momento para a instituição.

A apuração foi iniciada logo após o encerramento da votação, apresentando o resultado à comunidade acadêmica. Ao todo, foram computados 28.183 votos, sendo 27.716 de discentes, 1.537 de servidores técnicos-administrativos e 1.930 de docentes. Um total de 14 seções eleitorais contendo seis urnas em cada – sendo três disponíveis para o voto em reitor(a) e três em vice-reitor(a) – finalizando com um total de 41 urnas.

O atual reitor da UFMA, Natalino Salgado, manifestou a importância do processo para a Universidade e comunidade universitária. “Durante todo o processo de consulta pública, seguimos a lei, regimento, estatutos e resoluções da Universidade. Tudo foi debatido e aprovado nos conselhos. Ocorreu de maneira democrática e as tecnologias digitais vieram para auxiliar esse processo. Hoje foi um dia muito significativo e de renovação” expressa Natalino Salgado.

PRÓXIMAS ETAPAS – A Consulta Pública representa a primeira etapa para a escolha da nova gestão da Universidade, que terá continuidade através da formação de duas listas tríplices pelo CONSUN, que serão encaminhadas ao Ministério da Educação, no prazo máximo de 60 dias antes do encerramento da atual gestão.

Na sequência, o Presidente da República fará a nomeação dos novos reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade, escolhidos dentre os indicados nas duas listas elaboradas pelo Conselho Universitário.

Não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três pode ser indicado para o cargo de reitor(a) e vice-reitor(a). Segundo a legislação, o “reitor e o vice-reitor de universidade mantida pela União, qualquer que seja sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República, escolhidos entre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para esse fim”. Saiba mais sobre a lista tríplice.

Para conferir a apuração completa dos votos acesse aqui.

Assista a live de transmissão da apuração e resultados dos votos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade