sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Como funciona um clube do livro?

Publicado em 21 de julho de 2023, às 8:20
Fonte: Hyana Reis – jornalista e escritora.
Imagem fornecida pela autora.

Uma das perguntas que mais recebo, como coordenadora de clubes de leitura, é: como funciona o clube do livro? E há muita especulação e dúvida quanto a fazer parte de um grupo como esse. O principal deles é uma falsa ideia que se trata de um ambiente cult, intelectual e, principalmente, esnobe. Afinal, é comum associar quem ama arte com ter ar de superioridade.

A primeira coisa a se saber sobre como funciona um clube de leitura é que, lá, se reúne não só quem ama literatura, mas aqueles que buscam conhecê-la. É muito comum recebermos membros novos que se juntaram ao grupo porque desejavam adquirir o hábito de leitura.

No Clube do Livro de Imperatriz, um dos grupos que coordeno, já lemos desde John Green, romances hots à Jane Austen e Emily Brontë. Isso porque um dos nossos principais objetivos é sair da zona de conforto e abarcar os mais variados tipos e gêneros literários.

Para isso, todos os anos escolhemos um tema central que vai guiar nossas escolhas ao longo dos próximos 12 meses. Em 2023 o tema é Prêmio Jabuti (um dos mais importantes da literatura brasileira), mas também já tivemos “literatura e cinema”, “escritores de diferentes partes do mundo”, entre outros.

Então, dividimos os meses para buscar variados gêneros literários dentro da temática: poesia, crônica, reportagem, etc. Confesso, que já descobri muitas leituras incríveis assim, pois acabei conhecendo livros que jamais leria sozinha, e a indicação de um colega do clube me fez descobrir uma nova obra/autor favorito.

Mas voltando ao funcionamento do clube de leitura, após a escolha dos temas, nos reunimos no último fim de semana de cada mês nos reunimos para partilhar opiniões e visões sobre a obra e escolhemos qual será nossa próxima leitura. Nada formal, apenas uma conversa leve e divertida sobre a obra. Viu? Nenhum grande segredo, apenas pessoas partilhando o prazer pela leitura.

Também coordeno um grupo de leitura chamado “Mulheres em Prosa”, que, apesar de funcionar bem similarmente ao clube do livro de Imperatriz, tem uma diferença no objetivo principal: somos mulheres lendo mulheres, como forma de valorizar e apreciar a presença feminina na literatura.

No fim, o funcionamento de um clube de leitura é bem mais simples do que se possa imaginar, mas a diferença que causa na vida daqueles que se comprometem em participar, é gigantesca.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade