Na tarde do último sábado (27.05), aconteceu a reunião de fundação do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI). A reunião se deu em dois formatos: presencial, com os membros reunidos na Academia Imperatrizense de Letras, e remoto, com outros participando por meio da Plataforma Google Meet.
Estiveram presentes 35 membros fundadores, de um total de 40 membros. A lista completa dos 40 membros fundadores, com seus respectivos patronos e patronesses, você vê aqui embaixo:
O jornalista Edmilson Sanches coordenou os trabalhos, com a secretaria da reunião a cargo do professor Ribamar Silva. A reunião teve dois momentos. No primeiro, foram aprovados o edital de convocação, o estatuto da entidade e a ata da reunião. Na segunda, foi eleita a primeira diretoria.
DIRETORIA – a diretora pioneira do IHGI tem a seguinte formação:
– Presidente – ROSEANE ARCANJO PINHEIRO (professora universitária; doutora em Comunicação)
– Vice-Presidente – JESSÉ GONÇALVES CUTRIM (professor universitário; historiador; escritor)
– Diretor Administrativo – ELSON MESQUITA DE ARAÚJO (advogado; jornalista; escritor; acadêmico)
– Vice-Diretor Administrativo – MARCOS FÁBIO BELO MATOS (pós-doutor em Comunicação; escritor; acadêmico; vice-reitor e diretor de Comunicação de Instituição de Ensino Superior)
– Diretor Financeiro – NELSON MARTINS BANDEIRA NETO (jornalista / cronista)
– Vice-Diretor Financeiro – FERNANDO SANTOS CUNHA FILHO
(pesquisador; escritor; fotógrafo; criador e mantenedor do Museu Virtual de Imperatriz; cursa Pedagogia)
– Diretor Adjunto – JOSÉ RIBAMAR SILVA SOUSA (escritor; poeta; editor; pesquisador; professor; acadêmico)
CONSELHO FISCAL:
Efetivos:
– OLDEMAR PEREIRA DE OLIVEIRA (DEMA): contador; jornalista; desportista.
– KLEBER ALBERTO LOPES DE SOUSA: economista; professor; diretor de Instituição de Ensino Superior.
– MARIA DA CONCEIÇÃO MEDEIROS FORMIGA bancária (aposentada); pesquisadora; escritora; acadêmica.
Suplentes:
– JACKSON PEREIRA SILVEIRA: pesquisador (História Esportiva e Religiosa); graduado em Química e Teologia; ex-árbitro aspirante FIFA-MA.
– RAIMUNDO LIMA DOS SANTOS: professor universitário; historiador; doutor em História.
– VALDIZAR LIMA FERREIRA: pesquisador
De acordo com o jornalista e escritor, Edmilson Sanches, o IHGI terá a grande função de “Ser realizador e colaborador, protagonista e coadjuvante da formação, fixação e ampliação da identidade histórico-geográfica e cultural imperatrizense por meio da pesquisa, estudos, debates, publicações e outras formas de eventos e de produção e disseminação de conteúdos acerca da realidade do município e da região sob sua influência, na forma dos objetivos estatutários da Instituição.”
A presidente recém- eleita, Roseane Pinheiro, traça as linhas da sua gestão: “O Instituto Geográfico e Histórico de Imperatriz é uma rede de pesquisadores que busca, de forma coletiva, fortalecer a memória, a história e patrimônio cultural de Imperatriz. Temos 2 anos de trabalho e o maior objetivo é mobilizar a sociedade para que conheça e valorize cada vez mais os patrimônios material e imaterial da cidade.Podemos fazer isso através parcerias com o poder público e a iniciativa privada. Dessa forma, teremos recursos para lançar livros, fazer projetos com escolas, capacitações com universidades, elaborar produtos digitais, entre outras ações.. Vamos somar forças nesse belo trabalho histórico e cultural de conhecermos o passado, valorizarmos o presente e construirmos o futuro da cidade”, esclareceu.
PATRONOS – Como é tradição dos institutos históricos, cada membro fundador escolhe um patrono ou patronesse para a sua cadeira, nomes que têm relação com o ideal da entidade e relevância histórica, intelectual e social.
O próximo passo será a posse da Diretoria recém-empossada e o início dos trabalhos.
Uma resposta
PÔXZEH…
Lembrei de coisas… & koizas
Documentais…
Memoriais….