terça-feira, 15 de outubro de 2024

Oi meu velhinho, eu voltei!

Publicado em 14 de maio de 2023, às 16:46
Imagem: Freepik

Por Laura Neres – Laura Neres. Escritora e Psicóloga com pós-graduação em Geriatria e Gerontologia.

Eu sei, idosinho, estava muito formal e como já começamos uma conversa bem picante sobre sexualidade, imaginei que ja fôssemos íntimos o suficiente. Como eu gostaria de falar o famoso “O que que há, velhinho?”, mas não tenho os direitos autorais e também, como diz minha mãe, hoje o negócio é mais embaixo.

Ouvi dizer pela vizinhança que você está em luto… Os boatos são de verdade?

Imaginei que sim, bom, como não chegou aos meus ouvidos o que aconteceu, também não serei tão indelicada de perguntar. Você parece triste, meio para baixo, os olhos estão cansados. Não imagino como você esteja se sentindo, algo te aflinge, é o luto.

O luto é algo simples, comum, doloroso. O luto nada mais é do que dor. Todos nós passamos por algum motivo, há quem diga que é somente quando perdemos alguém muito importante na nossa vida, não, não é. Você passa pelo luto quando termina um relacionamento, passa quando perde alguém para a morte, passa quando precisa se aposentar, passa quando perde o emprego. Porque é isso, o luto é dor, tem seus estágios, tem seus graus, tem seus tamanhos e tem seus motivos.

No entanto, por incrível que pareça, gente velha vive muito mais o luto do que eu, que tenho meus 23 anos. Sabe por quê? Porque velho fica viúvo/a, velho se aposenta, velho perde seus amigos, seus pais, até seus filhos. Essas coisas podem acontecer em qualquer idade, não se engane ao pensar que tudo só acontece quando se tá velho.

Eu avisei lá em cima que hoje o assunto era mais embaixo né, essa nossa conversa hoje vai doer porque eu sei que você passou por algum luto e não imagino em qual estágio e nem qual grau o seu luto está. Só que eu tô vendo nos seus olhos que tá doendo alguma coisa. E aí você deve tá pensando: “Laurinha, eu não sei como faz esse negócio passar, eu quero que passe logo”

Eu tenho duas notícias pra você, uma boa e uma ruim, qual você prefere primeiro? A boa? Tá. Vamos lá, vai passar. A notícia ruim: não vai passar completamente, meu velhinho, eu sinto muito. O seu luto ainda vai doer, só que bem pouquinho cada vez mais, até que quando você pense, só te dê aquele sentimento de saudade, talvez você chore, talvez você sorria, mas você vai ter saudade.

É isso. Desculpa tocar em um assunto tão delicado pra você, meu velhinho. Me espera aqui? Eu volto de novo, dessa vez eu prometo que te trago uma rosa e uma conversa que te traga de volta o sorriso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade