terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Indicação: Entre Facas e Segredos e Glass Onion: Um Mistério Knives Out

Publicado em 12 de janeiro de 2023, às 9:16
Imagem cedida pelo autor.

Por: Gabriel Barros Neres – Jornalista

Estão disponíveis na Netflix desde dezembro de 2022 os filmes Entre Facas e Segredos (Knives Out, 2019) e Glass Onion: Um Mistério Knives Out (Glass Onion: A Knives Out Mystery, 2022), os dois com direção e roteiro de Rian Johnson e estrelados por Daniel Craig.

Em “Entre Facas e Segredos”, conhecemos a família Thrombey, cujo patriarca, o bem-sucedido escritor de romances policiais, Harlan Thrombey (Christopher Plummer), é encontrado morto com um corte na garganta. A princípio tratado como suicídio, a polícia interroga os membros da família para averiguar seus álibis, mas é na presença do detetive particular Benoit Blanc (Daniel Craig) que as mentiras começam a ser reveladas.

Em “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, o detetive Benoit Blanc viaja com outras seis pessoas para uma ilha grega pertencente ao bilionário da tecnologia Miles Bron (Edward Norton). O objetivo da viagem é que os convidados desvendem o ‘assassinato’ do anfitrião, uma brincadeira de detetive que se torna realidade mais tarde quando um dos presentes morre na frente de todos.

Apesar de pertencerem a uma mesma franquia, os dois filmes são independentes, contando com um elenco e enredo novos, mas com o detetive principal sendo o elemento em comum das histórias. Nomes como Chris Evans, Jamie Lee Curtis e Ana de Armas estrelam Entre Facas e Segredos enquanto Dave Bautista, Kathryn Hahn e Kate Hudson fazem parte do elenco de Glass Onion.

A intenção de Rian Johnson é homenagear os livros da autora Agatha Christie, com tramas de mistério que podem ser acompanhadas sem uma ordem específica. A influência dos livros da Rainha do Crime não para por aí, pois as aventuras de Benoit Blanc apresentam o estilo “whodunit” (quem fez isso), quando o detetive precisa investigar um elenco restrito de suspeitos para poder solucionar o caso – suspeitos estes com motivações pessoais para cometer o crime, com álibis pouco confiáveis e que contam mentiras para escaparem da culpa.

Claro, também há originalidade nos filmes de Rian Johnson. Benoit Blanc, por exemplo, consegue ser uma figura bem diferente de Hercule Poirot. O personagem vivido por Daniel Craig é um detetive inteligentíssimo e perspicaz, mas também sonso (ou se faz de sonso) na maior parte do tempo e que sente dificuldades em resolver passatempos de mistério, como jogo de tabuleiro Detetive ou o jogo eletrônico Among Us.

Daniel Craig traz um exagero na composição do personagem, como em seu sotaque carregado do sul dos Estados Unidos ou em seu estilo de moda extravagante, e até mesmo nas metáforas envolvendo algum alimento para encontrar a solução do caso. Tais características ajudam a distanciá-lo da sisudez e do charme que empregou à sua versão de James Bond por tantos anos e também a tornar Benoit Blanc num detetive único, que não se compara a Hercule Poirot ou a Sherlock Holmes.

Tanto Entre Facas e Segredos quanto Glass Onion conversam com a realidade, o primeiro abordando o tema da imigração nos Estados Unidos e o segundo se passando durante o lockdown causado pela pandemia da Covid-19. Tais elementos acrescentam diversão em tramas envolventes e inteligentes e que vale a pena assisti-las a qualquer momento.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade