sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Entrevista – Betania Oliveira Barroso: CONHEÇA O MESTRADO EM FORMAÇÃO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA UFMA IMPERATRIZ

Publicado em 22 de dezembro de 2022, às 9:16
Imagem cedida pela entrevistada.

O programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Pedagógicas é o primeiro mestrado da Região Tocantina na área de Educação. Fruto do trabalho e do esforço dos professores da Ufma do campus de Imperatriz, ele vem se consolidando como um espaço privilegiado de formação e pesquisa para professores de todas as áreas das licenciaturas e da pedagogia, além de demais bacharelados que se interessem pelos temas abordados nas suas duas linhas de pesquisa. Nesta entrevista, a professora Betania Oliveira Barroso, doutora em Educação pela UNB e atual coordenadora do PPGFOPRED, faz uma ampla descrição do programa, suas linhas de atuação, seu formato de seleção e sua produção acadêmica. Confira.

Região Tocantina – Qual a importância do PPGFOPRED para Imperatriz e região?

Betania Oliveira Barroso  – A importância do PPGFOPRED reside, em geral, na necessidade dos egressos do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA que desejam dar continuidade à formação no nível de pós-graduação stricto sensu, pois tinham que se deslocar para o Campus da UFMA de São Luís (e outras capitais), onde estão sediados os programas que o estado do Maranhão possui na área de educação, ou seja, os Mestrados em Educação, que são de natureza acadêmica e o Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), na modalidade de Mestrado Profissional. Atualmente, com a criação do primeiro mestrado profissional em educação fora da capital do estado – PPGFOPRED, isso tem colaborado com a consolidação do processo de interiorização da UFMA, na medida em que vem atendendo à grande demanda de profissionais da educação que não possuem as condições necessárias para  se deslocarem até São Luís para cursar uma pós-graduação stricto sensu. O Programa de Mestrado Profissional em Formação Docente em Práticas Educativas do Centro da UFMA em Imperatriz vem impactando local e regionalmente, uma vez que tem atendido às demandas formativas de Imperatriz, do entorno, São Luís e de outros municípios, bem como de outros estados como Tocantins, Piauí, Pará. Além disso, é o primeiro curso de Mestrado em Educação a funcionar no interior do estado do Maranhão, o qual possui 217 municípios. O mestrado profissional em Educação possibilita como característica peculiar uma maior aproximação com o mercado de trabalho, no âmbito da educação, o que significa uma interessante inserção nos espaços escolares, promovendo uma ampla problematização da prática pedagógica, integrando a pesquisa científica e o desenvolvimento de metodologias de ensino e construção de práticas interculturais e interdisciplinares. Portanto, compreendendo a necessidade de ampliar as diferentes estratégias formativas a partir das diversidades que constituem a realidade da educação maranhense, o Programa de Mestrado Profissional em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED tem potencializado a educação básica, pois tem permitido um amplo debate sobre os problemas educacionais vivenciados no contexto sociocultural e econômico de Imperatriz e região, a partir de uma abordagem interdisciplinar, resultando em pesquisas aplicadas e dissertações marcadas por estratégias didáticas/pedagógicas centradas na geração de produtos educacionais capazes de contribuir para a melhoria e mudanças na realidade da educação maranhense e região.

Região Tocantina – Como o mestrado está organizado?

Betania Oliveira Barroso – O Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED está disposto sob a organização de uma grande área de concentração e duas linhas de pesquisa. Quanto à área de concentração, temos: FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS: Este campo de estudo está focado na formação docente, tendo como objeto a compreensão e a ressignificação das práticas educativas a partir da reflexão sobre a realidade da educação maranhense e região, permeada por sua contextualização em âmbito nacional. As práticas educativas concebidas em suas diversas faces, escolares e não escolares, serão objeto de estudo a partir da análise crítica fundamentada nas contribuições teóricas e práxicas do campo da Educação. Objetiva a produção de saberes que promovam incremento de práticas educativas por meio de uma perspectiva pluricultural, intercultural e inclusiva como mecanismo necessário para a compreensão das especificidades da realidade sociocultural (região local e regional) para produção de propostas de intervenção comprometidas com a melhoria da Educação Básica. Quanto as linha de pesquisas, elas estão dispostas da seguinte forma: 1. Linguagens, Práticas Pedagógicas e tecnologias na Educação: visa a promover a formação docente com base em uma ampla problematização sobre a formação inicial e continuada dos professores, contemplando estudos sobre a profissão e a constituição da identidade docente; história, gestão e políticas públicas da educação básica; questões relativas a currículos, cultura e sociedade; alfabetização e letramento; metodologias no ensino de história, geografia e ciências naturais; o estudo e a produção de propostas de ensino globalizadas e recursos didáticos adequados para o ensino de natureza interdisciplinar; estudo e uso de novas tecnologias favoráveis à inclusão digital de crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social e acometidas de deficiências físicas. Objetivamos integrar pesquisa científica e intervenção na realidade escolar por meio da ressignificação das práticas pedagógicas e construção de práticas interdisciplinares; 2. Pluriculturalidade, Interculturalidade e práticas Educativas Interdisciplinares: visa à qualificação de profissionais da educação por meio de estudos e investigações voltadas para a compreensão de fenômenos que envolvem a educação contemporânea, com base na geração de saberes pluriculturais, interculturais, práticas interdisciplinares. Considera como eixo articulador o estudo da realidade maranhense e região tocantina nos seus aspectos históricos e culturais considerando os seguintes tópicos: povos tradicionais, história e saberes; artes populares e educação popular; movimentos sociais e protagonistas anônimos da história; estudos biográficos e autobiográficos; gênero e sexualidade nos espaços formais e informais de educação.

Região Tocantina – Quem é o corpo de Professores?

Betania Oliveira Barroso – O corpo docente do PPGFOPRED está composto pelos seguintes professores/as: Antônio Sousa Alves; Betania Oliveira Barroso; Carlos Andre Sousa Dublante; Dimas dos Reis Ribeiro; Francisca Melo Agapito; Francisca Morais da Silva; Francisco de Assis Carvalho de Almada; Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira; Herli de Sousa Carvalho; Jónata Ferreira de Moura; Karla Bianca Freitas de Sousa Monteiro; Kelly Lislie Julio; Marcos Fábio Belo Matos; Raimundo Nonato de Pádua Câncio; Witemberg ue Gomes Zaparoli.

Região Tocantina – Como se dá o processo de seleção?

Betania Oliveira Barroso – O processo de seleção para o ingresso no Mestrado do PPGFOPRED se dá por Edital, duas vezes no ano, e por meio de quatro etapas: 1) Deferimento das inscrições (Eliminatória); 2) Prova escrita com questões referentes à bibliografia indicada (Eliminatória e Classificatória); 3) Análise dos pré-projetos (Eliminatória e Classificatória); 4) Arguição/defesa do pré-projeto (Eliminatória e Classificatória). As regras de cada etapa da seleção são descritas no Edital de referência.

Região Tocantina – Quem pode se candidatar?

Betania Oliveira Barroso  – O processo de seleção para o mestrado do PPGFOPRED abrange profissionais da educação Graduados/as em Licenciaturas e/ou Bacharelados, portadores/as de diplomas devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Região Tocantina – Há cotas para alunos? Se sim, como funcionam?

Betania Oliveira Barroso – Quanto às cotas para candidatos, dispomos de 3 (três)vagas especiais destinadas às pessoas com deficiência (surdo/a), pessoas autodeclaradas negras (negros e pardos), indígenas e ações afirmativas quilombolas.

Região Tocantina – Quando se dá o processo seletivo?

Betania Oliveira Barroso  – O processo seletivo do Mestrado PPGFOPRED ocorre duas vezes no ano. O primeiro, iniciando em fevereiro e o segundo, iniciando em junho do ano corrente.

Região Tocantina – Qual a característica das Dissertações?

Betania Oliveira Barroso – As Dissertações de mestrado profissional trabalham com algumas características próprias que forjam sua identidade. No caso do PPGFOPRED, é importante que os mestrandos/as construam seu memorial (história de vida pessoal e acadêmica), de modo a se reconhecerem em seus objetos de investigação. Também compreendemos como sendo característica de grande relevância a construção do Estado da Arte sobre cada pesquisa, que culmina na produção e publicação de um livro, contemplando uma de nossas etapas de publicação exigidas pelo Programa e pela CAPES. Além disso, a dissertação do mestrado profissional tem caráter interventivo, o que conduz à produção de um produto sócio – pedagógico e metodológico sobre as práticas educativas do mestrando/a nos espaços de pesquisa. Esse produto torna-se material didático – pedagógico para a prática docente dos Mestres/as em seus espaços de trabalho. 

Região Tocantina – Levando-se em conta o processo de evolução do programa, o próximo passo será o Doutorado?

Betania Oliveira Barroso – Sim. Embora sejamos um programa jovem, nossos planos, planejamentos e desejos são de que o PPGFOPRED avance na conquista do Doutorado, tendo em vista as mesmas demandas e necessidades formativas apresentadas anteriormente para o mestrado, e agora para esse nível de titulação em Imperatriz e região Tocantina, bem como para as demandas de estados vizinhos que têm nos desafiado, mas também nos contemplado com laços comunicativos, como Piauí e Pará, apresentando confiabilidade na construção de seus estudos e investigações educativas. Como diz Paulo Freire: “O homem não é uma ilha. É comunicação. Logo, há uma estreita relação entre comunhão e busca”. Que assim possamos estreitar laços com aqueles que se identificam com nosso PPGFOPRED.   

2 respostas

  1. É de grande valor o curso que a Prof. Betânia está oportunizando para estudantes da região, tendo em vista o fato de muitos não terem condições financeira de estudar em outros estados. Uma iniciativa de quem entende o valor do conhecimento. Parabéns minha irmãzinha querida. Sucesso

  2. Ótima e esclarecedora entrevista da Professora Betânia Oliveira Barroso do programa do mestrado em Educação da UFMA-campus de Imperatriz-na. Parabéns para Professora Betânia e toda sua equipe. Que venha em breve, o doutorado.

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