O vôlei de praia surgiu como uma improvisação nas areias da Califórnia nos anos 1920. E somente no ano de 1980 afirmou-se como esporte em todo o mundo. Ao passar dos anos com diversos praticantes em todo o mundo, tornou-se modalidade olímpica nos jogos de Atlanta em 1966. Sendo um dos esportes que mais rendeu medalhas para o Brasil.
Dupla Portoense Averaldo Pereira e Léo Vieira foram campeões do circuito tocantinense de vôlei de praia que ocorreu no dia 04 de setembro de 2022. A Federação Tocantinense de Voleibol foi responsável pela organização do evento, dividido em 5 etapas, com as classificatórias em 5 cinco cidades: Gurupi, Araguaína, Peixe, Itaguatins e Porto Nacional. A final do campeonato aconteceu em Palmas no arena Katherine localizado na TO-050. As inscrições foram realizadas por e-mail e contou com a participação de 16 duplas, contando com a premiação em dinheiro para os três primeiros colocados.
Sendo hoje o atleta Tocantinense do vôlei de Praia que representou o Tocantins Averaldo lamenta “Nunca tive apoio do estado” com incentivos como: bolsas, passagem e patrocínio. Que fariam grande diferença na desenvoltura dos atletas e nos resultados obtidos na representatividade do Estado.
A preparação técnica para o campeonato geralmente é realizado duas a três vezes por dia, iniciando pela manhã com musculação e aeróbico, após preparação dos treinos aeróbicos na areia. Tendo o auxilio do técnico, responsável por direcionamento dos treinos e preparações físicas dos atletas. Geralmente, os atletas se mantém das premiações que conseguem nos torneios de acordo com as suas classificações. Têm como despesas deslocamento, hospedagem e alimentação. A prefeitura de Palmas colaborava com bolsas, entretanto hoje não é mais fornecido, enquanto o
Governo do estado não existe um programa de bolsa atleta.