(Linda Barros, professora e atriz)
Todos nós temos um caminho a percorrer e, independente do que fazemos, de nossas escolhas, a vida nos dar o que ela tem de melhor. Cada um tem sua própria história para contar, e com isso somos o reflexo do que fazemos, por onde passamos e o que deixamos de legado para esta e para as futuras gerações.
O anonimato só pertence àqueles que passam despercebidos, não é o caso do professor Joaquim, como muitos o chamam e que carrega nos ombros uma bagagem bem pesada e perceptível por centenas de pessoas que conquistou, com sua voz mansa e calma com o trato das palavras, construindo, assim, histórias por onde passa. Dono de um conhecimento de gigante, Joaquim carrega consigo a calmaria e o suave doce da voz, que perpetua em suas salas de aula durante mais de duas décadas, seja no ensino público ou privado, médio ou superior.
Joaquim de Oliveira Gomes, natural de Viana, na baixada maranhense, é graduado em Letras pela Universidade Federal do Maranhão, Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto – SP, é professor universitário e do Ensino Médio, é escritor e Membro fundador da Academia Vianense de Letras, ocupando a cadeira de número 05.
E nesse contraponto entre tantas atribulações, Joaquim Gomes enveredou pelos caminhos imaginários das crianças, trazendo à tona a fantasia e a magia da Literatura infantil. O primeiro das obras lançadas foi O Jabuti que falava inglês, lançado em 2008. Nessa obra, o autor reporta a sua infância, onde os personagens adultos são seus próprios pais, pois nesse livro o autor faz com que os leitores de todas as idades possam reviver suas próprias histórias e assim faz com que os pequenos têm a chance de viver aventuras com Pedrinho, juntamente com Seu Joaquim e Dona Enide. Na divertida narrativa o escritor e professor Joaquim Gomes, mostra à criançada o quanto é divertido aprender e conviver em outros mundos sem perder a essência da infância.
Em 2017, o vianense lança a segunda outra obra, também voltada para o público infantil, trata-se de O jabuti internauta, com temática que traz à tona, a necessidade da comunicação e inter-relacionamento entre as pessoas, além da necessidade de conhecer ferramentas tecnológicas, temas tão corriqueiros, não só para as crianças, como também para os adultos, pois, como bem prefaciou o escritor José Neres sobre a obra, “Ele sabe que todos nós vivemos em um mundo que exige comunicação constante…”
O Professor Joaquim participou de centenas de bancas de monografias, atualmente é membro do Núcleo de Acessibilidade. Inclusão e Direitos Humanos – NAID, é também membro do conselho Editorial da faculdade da qual faz parte do corpo docente. Recentemente, Joaquim Gomes foi um dos condecorados com a medalha Graça Aranha, comenda concedida pela Academia Maranhense de Letras, uma forma de homenagear àqueles que muito contribui com a arte e a literatura maranhense.
Tendo o dom da oratória, Joaquim, vez ou outra também se disponibiliza a falar ao público em geral sobre a importância da comunicação, da leitura e da produção de textos, oferecendo a seus ouvintes a possibilidades de criar e recriar contextos,
Assim é a vida deste vianense, professor, escritor e acadêmico, que com todo seu carisma e suavidade na voz, está entre os nomes mais conceituados nos pilares da docência e das letras em nosso estado, além de ter um público cativo, que acompanha suas histórias e aventuras num imaginário, mas que não está tão longe da realidade. E com toda calma e tranquilidade se chega aonde se quer, ou onde se pretende ir.
Uma resposta
O professor Joaquim é merecedor de todas as palavras do texto. As crianças, inclusive a que re/existe em cada adulto, agradecem pelo privilégio de ler da, sua lavra, obras como O Jabuti que falava inglês ou O Jabuti internauta.