Por mais que o protagonista seja o principal elemento de qualquer história e seu desejo por novas aventuras e desafios, muitas vezes ele ou ela não está sozinho nessa jornada. Muitas histórias são marcadas por protagonistas e personagens cativantes e, principalmente, a relação que eles acabam construindo durante a narrativa. Nisso, grandes e famosas amizades acabam surgindo, e algumas até mesmo ofuscam e ganham os holofotes de muitas tramas que conhecemos. Por isso, hoje listamos algumas das amizades mais bonitas e famosas da cultura pop.
Não podemos começar essa lista sem falar de um dos trios mais famosos da literatura e da cultura pop: Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley, também conhecidos como o “Trio de Ouro”. Para Harry e Rony tudo começou quando compartilharam uma cabine em sua primeira ida para Hogwarts dividindo doces e histórias. Rony ficou encantado em conhecer o famoso Harry Potter, enquanto Harry ficou deslumbrado em conhecer o bruxo e suas histórias familiares. Já Hermione inicia a história como uma “irritante sabe-tudo” (apelido dado por Severo Snape), mas tudo muda quando ela é salva por Harry e Rony de um trasgo montanhês no banheiro feminino da escola. A partir daí, os três se tornam inseparáveis, onde cada um é capaz de tudo pelo bem estar dos outros dois, com Rony e Hermione chegando a acompanhar Harry em sua caçada pelas horcruxes, abdicando de suas relações familiares e arriscando a vida para ajudá-lo.
E falando em trios, na saga “Percy Jackson” somos apresentados ao protagonista Percy e seus dois melhores amigos Annabeth Chase e Grover Underwood. Percy e Grover desenvolvem uma amizade já no início da história, com Grover infiltrado na escola para menores infratores para ficar de olho em Percy, que era seu protegido. Mais tarde, Grover o leva para o Acampamento Meio-Sangue, onde Percy conhece Annabeth. Sua relação com Annabeth se inicia conflituosa, uma vez que seus pais, ambos deuses gregos, possuem uma rivalidade. Mas, em sua primeira missão, os dois precisam unir forças para recuperar o raio mestre de Zeus e acabam fortalecendo seus laços de amizade. No desenvolver dos livros, o trio tem sua amizade testada por diversas vezes, mas sua relação se torna mais forte a cada nova aventura, com Annabeth e Percy desenvolvendo um romance ao final da saga.
Outra saga famosa com amizades que são testadas e fortalecidas com o desenvolver da jornada é “Senhor dos Anéis”, em que podemos destacar duas relações: a primeira delas é com o protagonista Frodo e seu melhor amigo, Sam, que o acompanha em sua jornada até Mordor para destruir o Um Anel, em que essa amizade se torna essencial para que o Um Anel possa ser enfim destruído; a segunda delas é entre Legolas, Gimli e Aragorn, que mesmo após a separação da Sociedade do Anel, juntaram forças para resgatar Pippin e Merry que foram capturados pelos orcs de Sauron. Eles deixam suas rixas para trás em prol de ajudar seus amigos, e consequentemente, a Terra-Média.
O seriado “Stranger Things” está conquistando muitos fãs pelo mundo e não é só por se passar nos anos 80. O que marca a narrativa da série são as amizades que são desenvolvidas ao longo da trama. A principal delas é sem dúvida o quarteto de protagonistas: Mike Wheeler, Will Byers, Dustin Henderson e Lucas Sinclair. Já no início do seriado, um deles, Will, desaparece misteriosamente, fazendo com que o trio restante embarque em uma jornada para recuperar o amigo perdido. Com o desenrolar da trama o grupo de amigos se une ainda mais ao descobrir os mistérios que cercam a cidade de Hawkins. Na 2ª temporada, temos a introdução da personagem Max Mayfield, que acaba desenvolvendo uma amizade com Eleven, a protagonista feminina. Embora a relação de ambas tenha se iniciado com uma certa rivalidade, isso logo muda e as duas passam a desenvolver uma relação de cumplicidade e companheirismo. Já na 3ª temporada, somos apresentados à personagem Robin Buckley que logo se envolve com o personagem Steve Harrington. Ambos possuem uma das amizades mais bonitas, sinceras e bem desenvolvidas da série, com Steve apoiando Robin ao se revelar lésbica em uma época em que a comunidade LGBT vivia marginalizada.
Outra série marcada por amizades famosas é “Diários de Um Vampiro”. Além da trama vampiresca, repleta de mitologia, muito sangue e romances arrebatadores, também podíamos acompanhar amizades profundas e conflituosas, como o caso do trio de garotas: Elena Gilbert, Bonnie Bennett e Caroline Forbes. A protagonista Elena inicia o seriado tendo uma relação mais próxima de Bonnie, que logo revela ser uma bruxa, ao mesmo tempo que Elena se depara com o mistério que envolve o enigmático Stefan Salvatore. Caroline, por outro lado, se mostra mais afastada, uma vez que ela parece nutrir certa inveja de Elena. Porém, ela é uma das personagens que mais evolui ao longo da trama, amadurecendo não só sua amizade com as garotas, mas também sua personalidade, principalmente após virar vampira. Por outro lado, temos a dupla Damon Salvatore e Alaric Saltzman. Os dois possuem uma relação de amizade bem conflituosa, que é testada várias vezes na série, uma vez que passam por bastante coisas juntos. Enquanto Damon se mostra um vampiro perspicaz, Alaric já foi humano, caçador de vampiros e até mesmo um Vampiro Original por um período, onde várias vezes Damon se questiona se os dois realmente são amigos. Porém, a amizade de ambos rendem alguns dos momentos mais profundos da série. Lexi e Stefan são outra dupla do seriado que ficou marcada, mesmo em sua breve passagem. Lexi é uma vampira que conhece Stefan há anos e uma das poucas que o conhece verdadeiramente. Ela o viu passar por momentos sombrios quando era um Estripador, e Stefan confia plenamente nela. Infelizmente, temos apenas vislumbres dos momentos de ambos juntos em flashbacks, uma vez que Lexi acaba sendo assassinada por Damon logo no início da série.
A série de época “Anne With an E”, uma das queridinhas do público, é marcada por diversas amizades. A principal delas é a desenvolvida por Anne Shirley-Cuthbert, a protagonista, e Diana Barry, filha de ricos fazendeiros de Avonlea. Apesar da diferença de classes, isso não impede Diana de se aproximar de Anne e apoiá-la sempre que possível, com as duas prometendo ser amigas por toda a vida. Outra amizade que marca não só a narrativa, mas a vida de Anne, é a relação entre Marilla Cuthbert com Rachel Lynde. As duas matriarcas são amigas desde a infância e apesar de vez ou outra terem opiniões divergentes acabam sempre priorizando sua amizade, sendo ambas uma inspiração para Anne que deseja que seu laço de irmandade com Diana dure até a velhice. No desenrolar da trama, Anne faz várias outras amizades, mas duas a se destacar são seus relacionamentos com Jerry Baynard e Cole Mackenzie, amizades distintas e carregadas de significado. Jerry Baynard, o menino francês que trabalha na fazenda de Anne, acaba surgindo primeiro como um “empecilho” para a protagonista que acreditava que o rapaz a substituiria, mas com o passar das temporadas os dois desenvolvem uma relação de irmãos, com Anne ensinando Jerry a ler e escrever e até terminando brevemente sua amizade com Diana quando descobre que a amiga tratava Jerry com “inferioridade”. Outro personagem que desenvolve uma amizade única com Anne é Cole Mackenzie, um garoto artista que se sente excluído e diferente por ser gay, mas que encontra em Anne uma companheira de vida e sonhos, com os dois chegando a prometer se casarem caso não encontrem o amor verdadeiro, para que possam ser livres e seguir seus anseios pessoais em busca de uma realização completa.
As amizades na literatura ou na cultura pop são fundamentais não somente para uma trama fluida, mas também porque elas geram identificação com o público, que começa a gostar de acompanhar as relações que cercam o protagonista. Muitas amizades às vezes até se tornam tão famosas que podem chamar tanta atenção, às vezes até mais que a própria narrativa em si. Elas mostram que estamos lidando com personagens humanos, complexos e completos, que se apoiam e são capazes até mesmo de fazer sacrifícios em nome de uma amizade.
As amizades em “Território de Fúria”
Não só de romance e guerra viverá a trama do embate entre mentalistas e humanos. A protagonista Valerie também conhecerá alguns personagens durante sua busca pelo assassino misterioso de Aidas. Uma delas será a personagem Briana Huxley, irmã mais nova de seu interesse amoroso, Roman. O que chama a atenção de Valerie é que a jovem mentalista não se parece nada com o irmão em termos de personalidade. Ela é uma das primeiras a notar as faíscas de um romance entre os dois, sendo abertamente a favor. Sua aproximação de Valerie vem de sua curiosidade sobre o mundo humano, enquanto Valerie se sente cada vez mais à vontade com a garota, por ser uma das únicas mentalistas que não parece ter aversão por considerá-la suspeita. Embora o poder de ler mentes de Briana assuste Valerie à princípio, as duas constroem uma cumplicidade e companheirismo ao longo da narrativa.
Outra mentalista que chama a atenção de Valerie é a personagem Lissa Leurox. Diferentemente de Briana, as duas começam com uma inimizade e desconfiança uma da outra. O comportamento arredio da mentalista faz Valerie se perguntar porquê ela parece já odiá-la apenas a partir da primeira impressão. Logo Valerie descobre que Lissa vive um amor proibido e não correspondido por um humano, como ela, o que lhe traz lembranças dolorosas. Aos poucos, as duas se aproximam, mesmo com as diferenças e passam a se compreender. Embora Lissa seja mais realista e sincera do que Briana com a amiga sobre seu relacionamento com Roman ser algo bem complicado, como o seu próprio romance.
Já entre as amizades masculinas, temos o trio composto por: Roman Huxley, Kaleb Saucer e Nolan Avery; todos com diferenças entre si, mas unidos pela amizade. Eles se conhecem desde criança e estudaram na Academia juntos. Roman e Kaleb se conheceram primeiro e tiveram uma conexão instantânea por terem a personalidade muito parecida. Porém, a amizade da dupla logo começou a ser ameaçada pelo preconceito. A família de Roman, o poderoso clã Huxley, não queria que seu herdeiro e membro mais forte se aproximasse de um mestiço como Kaleb, embora Roman não desse a mínima para esse fato. A insistência de Roman em manter contato com Kaleb fez com que seu pai apresentasse Nolan aos dois, na intenção de separá-los. Nolan sempre foi um dos mais esforçados e talentosos alunos da Academia, sem vir de um clã e nenhum poder nato. O pai de Roman queria que o filho focasse em se tornar o futuro líder do clã e aprimorar seus dons. Seu plano, porém, fez apenas com que Roman e Kaleb se aproximassem de Nolan, que passou a integrar o trio de amigos. Roman se tornou um poderoso Rastreador, Kaleb um mentalista de negócios que comanda um bar e cassino badalado e Nolan um poderoso mestre manipulador de memórias, que mantiveram sua amizade mesmo após a Academia.
As Amizades no Priamusverse:
- Primusverse: Termo simplificado dessa autora para abordar todas as histórias que se passam no Universo Priamus, incluindo todos os livros de uma de suas protagonistas: Kimberly Cassidy. Nesse post abordaremos: “A Piromante de Lumiére”, “Pyles Tou Chrónous”, “As Crônicas do Submundo” e “As Rainhas do Fogo”.
Quando se é imortal, é inevitável fazer algumas amizades no decorrer de sua longeva vida. Como fênix, Kimberly Cassidy percorreu uma extensa jornada e fez diversas amizades que lhe moldaram e fortaleceram, algumas que jamais esqueceu e outras que perduraram por toda uma vida. Na infância, ainda humana foi marcada por um relacionamento que a tornou a melhor versão de si mesma. Ao tornar-se um membro efetivo do Submundo, descobriu que laços familiares se estendem para além do sangue. Em suas diversas missões em outros universos encontrou parcerias que continuariam a florescer independente do tempo e do espaço.
Durante toda sua vida humana Kim sempre pôde contar com a parceria, o companheirismo e a lealdade de seu vizinho e melhor amigo, Simon Cárter. Independente, vivaz, de mente aberta e progressista, Kim contrastava com os ideais retrógrados e conservadores de Simon, devido aos ensinamentos destoantes de ambas as famílias. Enquanto os dois clãs de Kim, as fênix e os humanos com linhagem mágica, possuíam noções mais liberais a respeito da sociedade pertinente aos extensos conhecimentos avançados de ambas as linhagens, Simon por outro lado vinha de uma família inteiramente humana e cujo o único vestígio de magia advinha de Zeus, uma divindade que proibiu àquela sociedade de mortais de ter qualquer tipo de contato com religião ou magia, assim seus antepassados se apegaram quase exclusivamente aos conhecimentos científicos, tornado-os mentes muito fechadas e conservadoras. Mas as diferenças não foram capazes de separá-los, Simon, particularmente, adotou opiniões cada vez mais modernas conforme essa relação se desenvolvia, ao mesmo tempo que Kimberly se beneficiava da “normalidade” que podia experimentar longe das paredes mágicas de sua casa e as responsabilidades para com seu clã. Tudo mudou quando Kim transformou-se em uma fênix completa, precisando abdicar de seu relacionamento com Simon para que o amigo pudesse viver uma vida plena e sem os perigos impostos pelos deuses. E embora as relações rompidas, ambos foram moldados por essa amizade e suas experiências jamais foram esquecidas e se reverberam para a vida adulta de cada um.
Ao tornar-se uma Agente do Inferno, Kim logo é enviada para a dimensão de Nova, onde desenvolve relações importantes com alguns dos membros da forçada equipe da Alegre Comitiva do Bardo. Duas integrantes formam fortes vínculos com a fênix assim que se conhecem, cada uma a seu modo, construíram laços de lealdade e companheirismo infinitos que a marcaram tal como previsto em sua profecia, em que afirmava: “Amizades a fortaleceram como Fogo e Sombras”. E tanto Jolie Angel e Valira Pendragon firmaram laços inquebráveis que se estenderam por eras a fio.
É curioso pensar que seu primeiro contato em Nova foi Joulie Angel e que apesar da forma contraditória e inusitada que se conheceriam, essas duas formariam um elo emocional e estariam interligadas uma à outra de maneiras tão intrínsecas e íntima por toda a eternidade, e como cada uma mudaria a vida uma da outra para todo o sempre. Logo no início de sua jornada, Kim e Joulie se enfrentam numa batalha mortal, mas apesar do confronto as duas eventualmente se perdoam e passam a criar um elo que aos poucos se fortalece. Joulie que lutou com Kim em busca de uma cura para seu povo que estava morrendo de uma doença desconhecida, encontra consolo e bondade em Kim que se dispõe em ajudar sem pestanejar apesar do passado trágico em que se conheceram. Com o tempo, as duas vão de aliadas para amigas e mais tarde para algo a mais! Mesmo após a separação, o elo entre elas permaneceu, pois ambas agora faziam parte uma da outra ao compartilharem a chama do Fogo Sagrado, que Kimberly deu de presente para a amada.
Assim que se conheceram em Nova, Kim e Valira quase que de imediato tornaram-se aliadas e em pouco tempo formaram uma amizade que duraria para além do tempo e a distância. Apesar dos poderes opostos: Fogo e Sombras, a fênix e a espectra encontram em suas diferenças suas forças! Tão logo se uniram, as duas se tornaram uma força poderosa dentro da Comitiva, unindo seus poderes e habilidades mágicas sem saber que um laço invisível entrelaçava seus destinos: conectadas pelo sangue e pelo fogo ardente e sombrio que carregavam. O laço entre as duas tornou-se ainda mais forte com a introdução de um outro membro à equipe: Sirius, o poderoso cão espectral de três cabeças que guarda os Portões do Inferno, que agora na forma humana forma vínculos com as duas que vão além da magia.
Infiltrado na Ordem de Legionários, Ryan é forçado a fingir ser um dos pretensos caçadores de Kimberly que estão atrás de suas penas mágicas. Sem saber a origem e motivações de Ryan, a fênix logo antipatiza com o feiticeiro Legionário que com sua língua afiada entrega uma atuação digna do Oscar! Ao retornar de sua aventura em Nova, Kim percebe que terá que conviver com o caçador que tanto a atormentou no ano anterior, já que agora fazem parte da mesma equipe: os Agentes do Inferno. Para piorar, além de parceiro de time, ela ainda precisa aturá-lo como tutor de treinamento em combate e magia. Sendo o “Rei e a Rainha do Sarcasmo”, a antipatia dos dois logo se transforma em farpas sempre que estão juntos e o que começa com rixas insolentes logo se transforma em brincadeiras entre amigos. Ao longo de tantos anos, tantas missões e tanto tempo juntos, não demora para que ambos deixem de lado seu passado controverso e se perdoem. Tornando-se muito mais que amigos, os dois começam a se ver como irmãos e por mais que o tempo passasse ambos continuaram fazendo comentários mordazes e insinuações irônicas só entendidas pela mente ardilosa dos dois. Com ambos recebendo apelidos zombeteiros e carinhosos ao mesmo tempo: Enquanto Kim, a maior e mais poderosa espécie de pássaro é chamada de “Passarinho”, Ryan, que sempre se intitula como o “feiticeiro mais poderoso de Priamus”, é chamado de “Principezinho da Magia” e às vezes também de “Orgulho da Mamãe”, em razão dele ser filho de Nyx, a primeira Deusa da Magia e uma das Rainhas do Submundo.